Encruzilhada de Saberes: Despachos de Narrativas de Jovens Umbandistas no Terreiro e na Escola

PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo.  Encruzilhada de Saberes: Despachos de Narrativas de Jovens Umbandistas no Terreiro e na Escola. Tese (Doutorado em Educação) – ULBRA. Canoas, 2023.

Ciência do Sagrado na Amazônia. Encontros Entre a Tradição e Modernidade nas Práticas das Pajelanças e Religiões Afro-Brasileiras

NASCIMENTO, Ana Lídia Cardoso. Ciência do sagrado na Amazônia. Encontros entre a tradição e modernidade nas práticas de pajelanças e religiões afro-brasileiras. Orientadora: Ligia T. L. Simonian. 2018. 379 f. Tese (Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

Que Verdades Podem nos Fazer Livres? Desvelando Discursos Àìmòtológicos de Gênero e Raça nos Espaços das Universidades

FERREIRA, Michel Alves. Que verdades podem nos fazer livres? desvelando discursos àìmòtológicos de gênero e raça nos espaços das universidades. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

Tudo o que Nóiz tem é Nóiz: Um Estudo Sobre Narrativas Negras do Jornalismo Brasileiro

BRITO, Bruno de Castro. Tudo o que nóiz tem é nóiz: um estudo sobre narrativas negras do jornalismo brasileiro. Orientadora: Vera Regina Rodrigues da Silva. 2022. 212 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Fortaleza, 2022.

Os Calunzeiros: Quilombos e as Construções da Liberdade no Sertão do São Francisco

SILVA, Johnisson Xavier.  Os Calunzeiros: Quilombos e as Construções da Liberdade no Sertão do São Francisco. Tese (Doutorado em História Social ) – UFU. Uberlândia, 2021.

A pedagogia da tradição: As dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras

Rocha, Rosa Margarida de Carvalho. A pedagogia da tradição: As dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Minas Gerais.

Tessituras da Pele: juventude(s), relações raciais e experiências sociais

Almeida, José Nilton de. Tessituras da pele: juventude(s), relações raciais e experiências sociais. 2010. 296f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação.

O olhar geográfico: a formação e territorialização de comunidades quilombolas no município de São Miguel do Guamá, Pará

MALCHER, Maria Albenize Farias. O olhar geográfico: a formação e territorialização de comunidades quilombolas no município de São Miguel do Guamá, Pará. 2017. 182f. Tese (Doutorado em Geografia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

Os concursos vestibulares das universidades estaduais paulistas e o ensino de Química no nível médio

AMAURO, Nicéa Quintino. Os concursos vestibulares das universidades estaduais paulistas e o ensino de Química no nível médio. 2010. Tese (Doutorado em Físico-Química) - Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

O mundo é grande e a nação também: identidade e mobilidade em território negros

RATTS, Alecsandro José Prudêncio. O mundo é grande e a nação também: identidade e mobilidade em território negros. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001

Raça e racismo na virada do milenio : os novos contornos da racialização

SILVÉRIO, Valter Roberto. Raça e racismo na virada do milenio: os novos contornos da racialização. 1999. 172 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP.

Os herdeiros de Ananse: movimento negro, ações afirmativas, cotas para negros na universidade

DEUS, Zélia Amador de. Os herdeiros de Ananse: movimento negro, ações afirmativas, cotas para negros na universidade. 2008. 295 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Práticas Pedagógicas Antirracista: vida e obra de Carolina Maria de Jesus como conteúdo curricular na aplicação da lei 10.639/03

Jesus, Michael Dias de, Práticas Pedagógicas Antirracista: vida e obra de Carolina Maria de Jesus como conteúdo curricular na aplicação da lei 10.639/03 / Michael Dias de Jesus - 2023.

Entre quilombos e palenques: um estudo antropológico sobre políticas públicas de reconhecimento no Brasil e na Colômbia

SILVA, Vera Regina Rodrigues da. Entre quilombos e palenques: um estudo antropológico sobre políticas públicas de reconhecimento no Brasil e na Colômbia. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/T.8.2012.tde-18122012-124012. Acesso em: 2023-10-16.

Entre as coisas do mundo e o mundo dos livros: prefácios cívicos e impressos escolares no Brasil republicano.

VIEIRA, Cleber Santos. Entre as coisas do mundo e o mundo dos livros: prefácios cívicos e impressos escolares no Brasil republicano. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

Sob a “sombra” de Palmares: escravidão, memória e resistência na Alagoas oitocentista

MARQUES, Danilo Luiz et al. Sob a “sombra” de Palmares: escravidão, memória e resistência na Alagoas oitocentista. 2018.

Banco de Teses e Dissertações

Este espaço é destinado para todos(as) os(as) filiados(as) da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as que tenham interesse em publicar suas teses e/ou dissertação. Caso tenha interesse em divulgar seu trabalho, clique no botão abaixo "envie sua tese/dissertação" e compartilhe conhecimento conosco!

Ano
Cidade e Estado
Instituição
Tese ou dissertação
Temática
Curso