MANDINGAS DA INFÂNCIA: as culturas das crianças pequenas na escola municipal Malê Debalê, em Salvador (BA)

Nunes, Mighian Danae Ferreira. MANDINGAS DA INFÂNCIA: as culturas das crianças pequenas na escola municipal Malê Debalê, em Salvador (BA). Tese – USP. São Paulo, 2017

“Infâncias Capturadas” e Trajetórias de Crianças Negras Encaminhadas pela Escola ao Conselho Tutelar

Lopes, Marluce Leila Simões. "Infâncias Capturadas" e Trajetórias de Crianças Negras Encaminhadas pela Escola ao Conselho Tutelar. Tese – UFS. Vitória, 2014

A atuação do movimento negro brasileiro na defesa dos direitos sociais das pessoas privadas de liberdade

Gomes, Thais Bonato. A atuação do movimento negro brasileiro na defesa dos direitos sociais das pessoas privadas de liberdade. Dissertação – UFPEL. Pelotas, 2021.

Por uma ética coletiva negra: os cursos preparatórios para Pós-Graducação e o tensionamento do dispositivo meritocrático na Universidade

Silva, Renata Nascimento da. Por uma ética coletiva negra: os cursos preparatórios para Pós-Graducação e o tensionamento do dispositivo meritocrático na Universidade. Tese – UERJ. Rio de Janeiro, 2023.

Da periferia à academia: entre singularidades, pluralidades e a práxis educativa

Souza, Rose Fernandes de. Da periferia à academia: entre singularidades, pluralidades e a práxis educativa. Dissertação – IFC. Camboriú, 2023.

VOZES NEGRAS NA ACADEMIA: um panorama da pesquisa brasileira da pós-graduação relacionada às questões étnico-raciais

Santos, Girlaine da Silva. VOZES NEGRAS NA ACADEMIA: um panorama da pesquisa brasileira da pós-graduação relacionada às questões étnico-raciais. Dissertação – UFLA. Maceió, 2023.

Geo-grafias racializadas: comunidades quilombolas e natureza em disputa (Seabra – Bahia)

Barbosa, Aline Miranda. Geo-grafias racializadas: comunidades quilombolas e natureza em disputa (Seabra - Bahia). Tese – UFPR. Curitiba, 2022.

Políticas de Acesso e Permanência na Educação Superior: Reflexões de negras/os egressas/os da Pedagogia do CPAN/UFMS

Vieira, Leandro Costa. Políticas de Acesso e Permanência na Educação Superior: Reflexões de negras/os egressas/os da Pedagogia do CPAN/UFMS. Tese – UFMS. Campo Grande, 2023.

Educação Antirracista no Município de Porto Seguro – BA: narrativas, discursos e práticas

Macedo, Yuri Miguel. Educação Antirracista no Município de Porto Seguro - BA: narrativas, discursos e práticas. Dissertação – UFSB. Bahia, 2021.

A Formação para as Relações Etnicorraciais e a Profissionalização em História: Saberes e Práticas Docentes no Contexto da Educação a Distância

Ferreira, Maria Cláudia Cardoso. A Formação para as Relações Etnicorraciais e a Profissionalização em História: Saberes e Práticas Docentes no Contexto da Educação a Distância. Tese – FGV. Rio de Janeiro, 2013.

Borigrafia: um procedimento contracolonial em arte e educação

CRUZ, Jesse da. Borigrafia: um procedimento contracolonial em arte e educação. Tese – UFPR. Curitiba, 2023.

Corpo de Cristo, Máscaras de Diabos: etnopolítica e espaços de performance nos Diablos Danzantes de Yare, Venezuela

JÚNIOR, Amarildo Ferreira. Corpo de Cristo, Máscaras de Diabos: etnopolítica e espaços de performance nos Diablos Danzantes de Yare, Venezuela. Tese – UFPA. Belém, 2019.

Arte, Memória e Re-existência: a criação artesanal das mulheres no Oeste Baiano

SANTOS, Jancileide Souza dos.  Arte, Memória e Re-existência: a criação artesanal das mulheres no Oeste Baiano. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – UFBA. Salvador, 2020.

Corpo, Transnacionalismo Negro e as Políticas de Patrimonialização: As Práticas Expressivas Culturais Negras e o Circuito Afrodiaspórico

SOUSA, Karina Almeida de. Corpo, Transnacionalismo negro e as políticas de patrimonialização: as práticas expressivas culturais negras e o circuito afrodiaspórico. 2020. 301 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, São Carlos, 2020.

Encruzilhada de Saberes: Despachos de Narrativas de Jovens Umbandistas no Terreiro e na Escola

PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo.  Encruzilhada de Saberes: Despachos de Narrativas de Jovens Umbandistas no Terreiro e na Escola. Tese (Doutorado em Educação) – ULBRA. Canoas, 2023.

Ciência do Sagrado na Amazônia. Encontros Entre a Tradição e Modernidade nas Práticas das Pajelanças e Religiões Afro-Brasileiras

NASCIMENTO, Ana Lídia Cardoso. Ciência do sagrado na Amazônia. Encontros entre a tradição e modernidade nas práticas de pajelanças e religiões afro-brasileiras. Orientadora: Ligia T. L. Simonian. 2018. 379 f. Tese (Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

Banco de Teses e Dissertações

Este espaço é destinado para todos(as) os(as) filiados(as) da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as que tenham interesse em publicar suas teses e/ou dissertação. Caso tenha interesse em divulgar seu trabalho, clique no botão abaixo "envie sua tese/dissertação" e compartilhe conhecimento conosco!

Ano
Cidade e Estado
Instituição
Tese ou dissertação
Temática
Curso