Práticas pedagógicas de valorização da identidade, da memória e da cultura negras: a volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento
SILVA, Claudilene Maria da. Práticas pedagógicas de valorização da identidade, da memória e da cultura negras: a volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento. 2016.
Professoras negras: construindo identidades e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar
Silva, Claudilene Maria da. Professoras negras : construindo identidades e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar / Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CE. Educação, 2009
Raça e classe na gestão da Educação Básica Brasileira
FILICE, Renísia Cristina Garcia. Raça e classe na educação básica brasileira. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, 2010.
Kilombo: uma força constituinte
GOMES, Rodrigo Portela. Kilombo: uma força constituinte. Tese de doutorado. Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília, 2022.
Negritude em discurso: a educação nas revistas veja e época (2003-2010).
FELIPE, Delton Aparecido. Negritude em discurso : a educação nas revistas Veja e Época (2003-2010) / Delton Aparecido Felipe. -- Maringá, 2014.