AO CORRER DA PENNA: Pretos e pardos letrados na cidade de Cuiabá/MT nos oitocentos.
Dutra, Paulo Sérgio. AO CORRER DA PENNA: Pretos e pardos letrados na cidade de Cuiabá/MT nos oitocentos. Tese – UFF. Niterói, 2017
UM ESTUDO SOBRE POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 12.711/2012 NOS IFETs (PERÍODO 2014-2019)
Ferreira, Anne de Matos Souza. UM ESTUDO SOBRE POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 12.711/2012 NOS IFETs (PERÍODO 2014-2019). Tese – UFPA. Belém, 2020
A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE NORMATIVAS E PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS
Freitas, Priscila Cristina. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE NORMATIVAS E PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS. Dissertação – UFSC. Florianópolis, 2016
Discursos em ruptura para outra educação em ciências no Sur global: o hip-hop como tecnociência afrodiaspórica
De-Carvalho, Roberth Jesus. Discursos em ruptura para outra educação em ciências no Sur global: o hip-hop como tecnociência afrodiaspórica. Tese – UFSC. Florianópolis, 2023
A (não) Educação da Primeira Infância Periférica para a Cidadania: por saberes e fazeres decoloniais e emancipatórios
Silva, Otavio Henrique Ferreira da. A (não) Educação da Primeira Infância Periférica para a
Cidadania: por saberes e fazeres decoloniais e
emancipatórios. Tese – UFMG. Belo Horizonte, 2022
Olhares de Mulheres Negras da Literatura
Santos, Rita de Cássia Camargo dos. Olhares de Mulheres Negras da Literatura. Tese – UNICAMP. Campinas, 2022
MANDINGAS DA INFÂNCIA: as culturas das crianças pequenas na escola municipal Malê Debalê, em Salvador (BA)
Nunes, Mighian Danae Ferreira. MANDINGAS DA INFÂNCIA: as culturas das crianças pequenas na escola municipal Malê Debalê, em Salvador (BA). Tese – USP. São Paulo, 2017
“Infâncias Capturadas” e Trajetórias de Crianças Negras Encaminhadas pela Escola ao Conselho Tutelar
Lopes, Marluce Leila Simões. "Infâncias Capturadas" e Trajetórias de Crianças Negras Encaminhadas pela Escola ao Conselho Tutelar. Tese – UFS. Vitória, 2014
A atuação do movimento negro brasileiro na defesa dos direitos sociais das pessoas privadas de liberdade
Gomes, Thais Bonato. A atuação do movimento negro brasileiro na defesa dos direitos sociais das pessoas privadas de liberdade. Dissertação – UFPEL. Pelotas, 2021.
Por uma ética coletiva negra: os cursos preparatórios para Pós-Graducação e o tensionamento do dispositivo meritocrático na Universidade
Silva, Renata Nascimento da. Por uma ética coletiva negra: os cursos preparatórios para Pós-Graducação e o tensionamento do dispositivo meritocrático na Universidade. Tese – UERJ. Rio de Janeiro, 2023.
Da periferia à academia: entre singularidades, pluralidades e a práxis educativa
Souza, Rose Fernandes de. Da periferia à academia: entre singularidades, pluralidades e a práxis educativa. Dissertação – IFC. Camboriú, 2023.
VOZES NEGRAS NA ACADEMIA: um panorama da pesquisa brasileira da pós-graduação relacionada às questões étnico-raciais
Santos, Girlaine da Silva. VOZES NEGRAS NA ACADEMIA: um panorama da pesquisa brasileira da pós-graduação relacionada às questões étnico-raciais. Dissertação – UFLA. Maceió, 2023.
Geo-grafias racializadas: comunidades quilombolas e natureza em disputa (Seabra – Bahia)
Barbosa, Aline Miranda. Geo-grafias racializadas: comunidades quilombolas e natureza em disputa (Seabra - Bahia). Tese – UFPR. Curitiba, 2022.
Políticas de Acesso e Permanência na Educação Superior: Reflexões de negras/os egressas/os da Pedagogia do CPAN/UFMS
Vieira, Leandro Costa. Políticas de Acesso e Permanência na Educação Superior: Reflexões de negras/os egressas/os da Pedagogia do CPAN/UFMS. Tese – UFMS. Campo Grande, 2023.
Educação Antirracista no Município de Porto Seguro – BA: narrativas, discursos e práticas
Macedo, Yuri Miguel. Educação Antirracista no Município de Porto Seguro - BA: narrativas, discursos e práticas. Dissertação – UFSB. Bahia, 2021.
A Formação para as Relações Etnicorraciais e a Profissionalização em História: Saberes e Práticas Docentes no Contexto da Educação a Distância
Ferreira, Maria Cláudia Cardoso. A Formação para as Relações Etnicorraciais e a Profissionalização em História: Saberes e Práticas Docentes no Contexto da Educação a Distância. Tese – FGV. Rio de Janeiro, 2013.