Práticas pedagógicas de valorização da identidade, da memória e da cultura negras: a volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento

SILVA, Claudilene Maria da. Práticas pedagógicas de valorização da identidade, da memória e da cultura negras: a volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento. 2016.

Professoras negras: construindo identidades e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar

Silva, Claudilene Maria da. Professoras negras : construindo identidades e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar / Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CE. Educação, 2009

Raça e classe na gestão da Educação Básica Brasileira

FILICE, Renísia Cristina Garcia. Raça e classe na educação básica brasileira. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília,  2010.

Kilombo: uma força constituinte

GOMES, Rodrigo Portela. Kilombo: uma força constituinte. Tese de doutorado. Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília, 2022.

Negritude em discurso: a educação nas revistas veja e época (2003-2010).

FELIPE, Delton Aparecido. Negritude em discurso : a educação nas revistas Veja e Época (2003-2010) / Delton Aparecido Felipe. -- Maringá, 2014.

Negros (As) e a Luta por Reconhecimento na Universidade: O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB) da UFRGS.

ALVES, Marta Mariano. Negros (As) e a Luta por Reconhecimento na Universidade: O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB) da UFRGS. Dissertação (Mestrado) -- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2017.

O entrelaçar das memórias velhos e as brincadeiras de infância: um estudo na comunidade quilombola de Porto Alegre em Cametá-PA, 2019, 180f.

CARVALHO, Alessandra Pereira de. Veloso. O entrelaçar das memórias velhos e as brincadeiras de infância: um estudo na comunidade quilombola de Porto Alegre em Cametá-PA, 2019, 180f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.

Juan Radrigán e Plínio Marcos: Contextos e textos dramáticos/espetaculares.

ALEXANDRE, Marco Antônio. Juan Radrigán e Plínio Marcos: Contextos e textos dramáticos/espetaculares. Tese (Doutorado em Letras ) - UFMG. Belo Horizonte, 2004.

Saberes das Mulheres Veteranas na Economia Solidária: Sororidade a Outra Educação!

ALVES, Simone Silva. Saberes das Mulheres Veteranas na Economia Solidária: Sororidade a Outra Educação! Dissertação (Mestrado em Educação) - UFRGS, Porto Alegre, 2014.

Estudos sobre a educação para as relações étnico-raciais e a descolonização do currículo de química.

ALVINO, Antônio César Batista. Estudos sobre a educação para as relações étnico-raciais e a descolonização do currículo de química. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Instituto de Química (IQ), Programa de Pós-Graduação em Química, Goiânia, 2017.

Qual África? A história das Áfricas e as práticas de ensino na Udesc (2000-2015).

ANDRADE, Maira Pires. Qual África? A história das Áfricas e as práticas de ensino na Udesc (2000-2015). Dissertação (Mestrado História) - UESC. Florianópolis, 2017.

Mortalidade por causas externas e raça/cor da pele: uma das expressões das desigualdades sociais.

ARAÚJO, Edna Maria de. Mortalidade por causas externas e raça/cor da pele: uma das expressões das desigualdades sociais. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - UFBA. Bahia, 2007.

Fronteiras em movimento e intercâmbios econômico-sexuais: dinâmica de mobilidade de brasileiras no Suriname, trânsitos na Guiana e na Guiana Francesa.

ARAUJO, Osvaldina dos Santos. Fronteiras em movimento e intercâmbios econômico-sexuais: dinâmica de mobilidade de brasileiras no Suriname, trânsitos na Guiana e na Guiana Francesa. Tese (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Área do Conhecimento Sociologia) - USP, 2017.

“Não é só médico que cura, não é só a Medicina que cura”: perspectivas sobre saúde entre Coletivos Quilombolas no Marajó.

ARÊDA-OSHAI, Cristina Maria. “Não é só médico que cura, não é só a Medicina que cura”: perspectivas sobre saúde entre Coletivos Quilombolas no Marajó. Tese (Doutorado em Antropologia) - UFPA. Belém, 2017.

AJovens negros trabalhadores: um estudo sobre a trajetória de escolarização e resiliência na Educação de Jovens e Adultos de Ribeiração das Neves.

ASSIS, Neusa Pereira de. Jovens negros trabalhadores: um estudo sobre a trajetória de escolarização e resiliência na Educação de Jovens e Adultos de Ribeiração das Neves. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - CEFET, Minas Gerais, junho, 2015.

Casais inter-raciais e suas representação a cerca da raça.

BARROS, Zelinda dos Santos. Casais inter-raciais e suas representação a cerca da raça. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - UFB, Bahia, 2003.

Banco de Teses e Dissertações

Este espaço é destinado para todos(as) os(os) filiados(as) da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as que tenham interesse em publicar suas teses. Caso tenha interesse em divulgar seu trabalho, encaminhe sua tese para o e-mail contatoabpn@gmail.com. Compartilhe conosco seu conhecimento!