DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O que é a ABPN?

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, assistencial, cultural, científica e independente, tendo por finalidade o ensino, pesquisa e extensão acadêmico-científica sobre temas de interesse das populações negras do Brasil.
A ABPN é um dos órgãos fundamentais da rede de instituições que atuam no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial, com vistas à formulação, à implementação, ao monitoramento e à avaliação das políticas públicas para uma sociedade justa e equânime. A atuação da ABPN acontece em três grandes áreas:

1) Divulgação acadêmica;
2) Articulação social;
3) Formação de lideranças

Fundada em novembro do ano 2000, a ABPN é uma organização sem fins lucrativos e apartidária, que se destina à defesa da pesquisa acadêmico-científica e/ou espaços afins realizada prioritariamente por pesquisadores/as negros/as, sobre temas de interesse direto das populações negras no Brasil e de todos os demais temas pertinentes à construção e à ampliação do conhecimento humano e, igualmente, ao desenvolvimento sócio político e cultural da sociedade.

Revista ABPN

A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal
objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

Nossos objetivos:

I – Congregar os Pesquisadores Negros Brasileiros;

II – Congregar os Pesquisadores que trabalham com temas de interesse direto das populações negras no Brasil;

III – Assistir e defender os interesses da ABPN e dos sócios, perante os poderes públicos em geral ou entidades autárquicas;

IV – Promover conferências, reuniões, cursos e debates no interesse da pesquisa sobre temas de interesse direto das populações negras no Brasil;

V – Possibilitar publicações de teses, dissertações, artigos, revistas de interesse direto das populações negras no Brasil;

VI – Manter intercâmbio com associações congêneres do país e do exterior;

VII – Defender e zelar pela manutenção da Pesquisa com financiamento Público e dos Institutos de Pesquisa em Geral, propondo medidas para seu aprimoramento, fortalecimento e consolidação;

VIII – Propor medidas para a política de ciência e tecnologia do País.

Diretoria de Relações Internacionais da ABPN

É um espaço de colaboração para pesquisadores/as interessados/as em questões relevantes para a comunidade negra brasileira, bem como suas contribuições para iniciativas internacionais e nacionais.
É uma porta de entrada para a atividade internacional e divulgação da ABPN por meio do desenvolvimento de relacionamentos e parcerias entre a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), pesquisadores internacionais, acadêmicos internacionais e outras organizações para tratar de questões relacionadas às Áreas Acadêmicas da ABPN, entre outras.

 

Objetivos

  • Criar oportunidades para promover o sucesso de estagiários e acadêmicos internacionais na área. Servir de referência para pesquisadores brasileiros e internacionais interessados em colaborações internacionais.
  • Desenvolver pesquisas, advocacy e esforços de liderança com o objetivo de atingir e salvaguardar padrões e profissionalismo adequadamente elevados.
  • Engajar em iniciativas internacionais para superar o racismo, como programas de intercâmbio, especialmente em países africanos, latino-americanos e caribenhos.
  •  Analisar possibilidades de colaboração e apoio no Ministério da Igualdade Racial, Ministério da Educação e os diversos segmentos e setores responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa, ensino e aprendizagem, e desenvolvimento profissional.
  • Fornecer orientação para o engajamento internacional por meio de bolsas de estudo e apoio a viagem.
  • Promover adesão à ABPN internacional.
  • Apresentar painéis sobre temas de interesse internacional em COPENEs Nacionais e Regionais.
  • Auxiliar a ABPN no desenvolvimento de parcerias com associações e organizações intenacionais.
  • Representar a ABPN em eventos internacionais e nacionais.
  • Ajudar a identificar acadêmicos e instituições internacionais que possam colaborar com a ABPN.
  • Elevar o perfil dos membros internacionais da ABPN, promovendo trabalhos e pesquisas de destaque por meio de plataformas de comunicação online (newsletter, mídia social) e canais educacionais (webinars, conferência anual).
  • Colaborar com a liderança, comitês e grupos de interesse da ABPN para desenvolver campanhas destinadas a envolver mais profissionais e a participação de estudantes de pós-graduação.
Propor a organização do Comitê de Relações Internacionais (IRC) da ABPN como comissão permanente. O IRC procura chamar a atenção para a pesquisa internacional em todos os campos para incentivar a participação de pesquisadores em todo o mundo nas atividades da ABPN.
Silvani Valentim_ABPN_Mulher Negra_Diretoria_Internacionais

CONTATOS:

dir.internacionais@abpn.org.br
secretaria@abpn.org.br

Silvani dos Santos Valentim

Diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN)

uma educadora dedicada e comprometida com a promoção da igualdade racial e de gênero na educação. Com uma graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e um Mestrado em Currículo e Instrução Pública pela Michigan State University, EUA (1995), ela possui um Ph.D em Educação – Gestão e Políticas Educacionais pela Temple University, EUA (2004). Como Professora Associada do Departamento de Educação do CEFET-MG, ela atua no PPGET em Educação Tecnológica, no Programa de Formação Docente e na Coordenadoria de Gênero, Raça, Ações Afirmativas e Identidades (CGRAI).

A Professora Silvani é uma pesquisadora renomada nas áreas de relações raciais e educação, relações de gênero e diversidades, produção de conhecimento, currículo e formação de professores. Sua expertise se destaca na coordenação de projetos de pesquisa que visam democratizar e popularizar o conhecimento científico na educação básica e no ensino técnico e tecnológico, com ênfase em gênero e raça. Entre esses projetos estão o Afrociências/CNPq, Afrocientista (Instituto Unibanco e ABPN) e Minas Negras (re) Construindo em Afro-perspectivas (British Council e ABPN).

Além disso, a Professora Silvani desempenha um papel fundamental como Diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) para o período de 2022-2024. Ela também é membro da American Educational Research Association (AERA) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), onde contribui no comitê científico do GT 21.

Sua atuação vai além do âmbito acadêmico, coordenando a Rede Mulheres, Gênero e Diversidades (Rede MGD) do Movimento Internacional de Mulheres – Graal. A Professora Silvani é uma voz inspiradora na luta por uma educação mais inclusiva e igualitária, especialmente para estudantes afro-brasileiros.

A ABPN tem a honra de contar com a expertise e dedicação da Professora Silvani, que contribui significativamente para a construção de um ambiente educacional mais justo e diverso.