Histórico

A rede nacional de NEABs ou chamada Consórcio de NEABs e a ABPN sugiram da mesma conjuntura histórica, a saber, a ampliação do número de acadêmicos e acadêmicas de origem africana, oriundos do Movimento Negro e que se qualificaram nas décadas de 1980 e 1990.

Desse modo, partindo de uma mesma conjuntura de lutas e reivindicações, acreditamos que o apoio e a parceria entre ambas as instituições podem proporcionar oportunidades novas de trabalho nesse campo das relações raciais no Brasil. Assim, como discutimos intensamente e várias propostas nesse âmbito foram dirigidas, no I Seminário Virtual da ABPN, nossas expectativas se ampliaram em relação a essa parceria e, de modo a divulgar as atividades desenvolvidas pelos NEABs de todo o Brasil, criamos esta página que é uma ampliação do Catálogo de NEABs e possibilidade de disponibilizar mais informações e de modo mais dinâmico e facilitado.

Desse modo, partindo de uma mesma conjuntura de lutas e reivindicações, acreditamos que o apoio e a parceria entre ambas as instituições podem proporcionar oportunidades novas de trabalho nesse campo das relações raciais no Brasil. Assim, como discutimos intensamente e várias propostas nesse âmbito foram dirigidas, no I Seminário Virtual da ABPN, nossas expectativas se ampliaram em relação a essa parceria e, de modo a divulgar as atividades desenvolvidas pelos NEABs de todo o Brasil, criamos esta página que é uma ampliação do Catálogo de NEABs e possibilidade de disponibilizar mais informações e de modo mais dinâmico e facilitado.

Nós, ABPN e seus Coordenadores Regionais, disponibilizamos esse espaço para todos os Núcleos de Estudos ligados ao CONNEABS, caso o seu não esteja listado por favor entre em contato para que possamos inseri-lo.

Coordenação Nacional

jose-nilton-de-almeida-ufrpe

José Nilton Almeida

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1994), e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com foco na trajetória de jovens negros diante de processos de desigualdades sociais e discriminações raciais. Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2013), com estudos sobre experiências institucionais em torno das políticas de ação afirmativa no ensino superior público. Atuou no Núcleo de Estudos Negros de Santa Catarina/NEN, organização social do movimento negro, de 2003 a 2011, exercendo a coordenação do Programa de Educação. Exerceu a Coordenação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB/UFRPE, nos anos de 2014 a 2019; sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN, preside a organização do XII Congresso de Pesquisadores/as Negros/as – XII COPENE, Recife 2022. Atualmente, exerce a Coordenação de Direitos Humanos, Ações Afirmativas e Diversidades, junto à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania – PROExC, a partir de 2020, e Precidência da Comissão de Heteroidentificação da UFRPE, a partir de 2019. Docente lotado no Departamento de Educação, vinculado à Área de Fundamentos da Educação, Gestão e Políticas Educacionais, com a disciplina Educação das Relações Étnico-raciais, entre outras. Desenvolve atividades de pesquisa, extensão e ensino com foco na área de formação docente, políticas públicas em educação, direitos humanos, estudos raciais e educação para as relações étnico-raciais.

ligia-ferreira-ufal-2

Lígia dos Santos Ferreira

Graduanda em Direito (desde junho de 2021), Licenciada em Filosofia (2001), mestra em Literatura Brasileira (2004) e doutora em Estudos Literários (2009) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do PIBIC/UFAL/CNPq (1998-2001), da FAPEAL (2003-2004) e da CAPES (2004-2008), monitora de Filosofia Medieval (sem bolsa) e integrante do movimento estudantil na graduação e na pós-graduação. Atualmente, é Professora Associada da Faculdade de Letras (FALE/UFAL), atua no curso de Letras-Libras (FALE/UFAL), no qual é coordenadora (desde 01/06/21), leciona também no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e compõe o Colegiado. É representante docente no Conselho Universitário da UFAL ? CONSUNI (desde 2018); é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), desde 2014; é vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores/as e Pesquisa (GIFOP) do CNPq; foi diretora do antigo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFAL), no período de 03/2016 a 02/2020, atual Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFAL) e coordenou a Comissão de Heteroidentificação da UFAL (2018-02/2020); integrou o Comitê Gestor da Serra da Barriga, do Ministério da Cultura/Fundação Cultural Palmares (05/12/2017-22/07/2019), o Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (SESAU/AL), até 2020, e a Comissão de Tecnologias Sociais e Políticas Afirmativas da FAPEAL (04/2018-2020). Foi laureada com a Comenda Dandara pela Câmara Municipal de Maceió-AL (03/08/18), o Prêmio Tia Marcelina (12/12/18), pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh/AL) e o Prêmio Guerreira de Alagoas (13/03/19), pela Universidade Tiradentes (UNIT/AL). Tem experiência na área de Filosofia e Estudos Literários, com ênfase em Ontologia, Estética, Práticas de Letramentos Literários, Literaturas Brasileira, Afro-brasileira e Surda, Estudos de Gênero e Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER). Professora por escolha, honrada por essa profissão, aprecia uma boa história, a magia do mar, o encantamento das poéticas musicais, literárias e pictóricas, a força da natureza da dança, a resistência popular e os protagonismos dos saberes ancestrais. E-mail: ligia.ferreira@fale.ufal.br.

maria-albenize-malcher-ufpa

Maria Albenize Malcher

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Campus Belém, instituição na qual obteve o título de Licenciada em Geografia (2006) e especialista em Educação para Relações Étnicorraciais (2008). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2011). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2017). É militante do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA; Diretora de Relações Institucionais da Associação de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e Coordenadora do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros/CONNEAB (2020-2022 – Gestão Aquilombar). Tem experiência em Educação para a Relações Raciais – ERER com ênfase nos seguintes temas: territórios quilombolas; movimento negro (movine); movimento de mulheres negras.

Coordenação da Região Centro-Oeste

candida-costa-ufmt

Candida Soares da Costa

Graduação em Letras (1987), Especialização em Fundamentação Didático-Metodológica para a Formação Docência em Nível Superior (1990) e Mestrado em Educação (2004) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Significativo tempo de atuação na Educação Básica. Doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal Fluminense-UFF/RJ. No doutorado, foi Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program – IFP) no período de 2007 a 2008. Desvinculou-se da bolsa para ingressar como docente na Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT onde, atualmente, é Professora Associada, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (nível Mestrado e Doutorado) e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação (Nepre). Tem especial interesse em temas relacionados à Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira, Educação Escolar Quilombola, Racismo Cotidiano, Memórias e Narrativas. Pesquisadora associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e à Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN).

cristiane-maria-ribeiro-ifgoiano

Cristiane Maria Ribeiro

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Foi professora efetiva da Universidade Federal de Goiás e atualmente esta vinculada ao Instituto Federal Goiano na condição de professora. Tem experiência na Educação Básica e em pesquisa principalmente os seguintes temas: Educação, Negros, Políticas Educacionais e História da Educação. E professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Goiano

Coordenação da Região Nordeste

Michele Lopes da Silva Alves

Doutora, Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – FaE/UFMG. Professora do Instituto Federal do Piauí – Cocal. É Coordenadora do CONNEABIS Região Nordeste/ABPN. Faz parte do Núcleo Gestor do NEABI do IFPI – Cocal. É integrante da/o: a) Comissão de Atualização da Resolução Normativa 53/2021- CONSULP/OSUPCOL/REI/IFPI; b) Comissão Organizadora do IV COPENE Nordeste: duas décadas de Ações Afirmativas via ABPN e a Faculdade de Educação da UFAL – Universidade Federal de Alagoas; c) CONNEAB’s – Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afros Brasileiros da ABPN; d) Coletivo do Ações Afirmativas na UFMG da FaE/UFMG. Foi integrante da/o: a) Comissão para elaborar os Componentes Curriculares para a Base Comum que compreendem os conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos dos PPC’s dos Cursos de Licenciatura no IFPI; b) Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA – CNPQ); c) Grupo de Pesquisa Feminismos e Antirracismos do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH/UFMG. Atua como membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negras/os ? ABPN. Tem interesse pelos temas: Educação; Corporeidades Negras e Afrodiaspóricas; Educação da Relações Étnico Raciais; Educação e Mulheres Negras; Raça e Gênero; Movimento de Mulheres Negras; Educação Antirracista; Formação Docente; Educação de Jovens e Adultos; Designer Instrucional; Educação e diversidade (valorização das diferenças).

jose-nilton-de-almeida-ufrpe

José Nilton Almeida

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1994), e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com foco na trajetória de jovens negros diante de processos de desigualdades sociais e discriminações raciais. Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2013), com estudos sobre experiências institucionais em torno das políticas de ação afirmativa no ensino superior público. Atuou no Núcleo de Estudos Negros de Santa Catarina/NEN, organização social do movimento negro, de 2003 a 2011, exercendo a coordenação do Programa de Educação. Exerceu a Coordenação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB/UFRPE, nos anos de 2014 a 2019; sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN, preside a organização do XII Congresso de Pesquisadores/as Negros/as – XII COPENE, Recife 2022. Atualmente, exerce a Coordenação de Direitos Humanos, Ações Afirmativas e Diversidades, junto à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania – PROExC, a partir de 2020, e Precidência da Comissão de Heteroidentificação da UFRPE, a partir de 2019. Docente lotado no Departamento de Educação, vinculado à Área de Fundamentos da Educação, Gestão e Políticas Educacionais, com a disciplina Educação das Relações Étnico-raciais, entre outras. Desenvolve atividades de pesquisa, extensão e ensino com foco na área de formação docente, políticas públicas em educação, direitos humanos, estudos raciais e educação para as relações étnico-raciais.

Coordenação da Região Norte

Laurenir Santos Peniche

Docente do Instituto Federal do Pará campus Belém com formação em música, atua principalmente nos seguintes temas: cultura popular, carimbó,música paraense, Waldemar Henrique, batuques, relações etnicorraciais, quilombo, afroreligiosidade, heteroidentificação, políticas afirmativas, patrimônio cultural, acervos museais e educação para a diversidade. Presidente da Comissão Institucional de Heteroidentificação do IFPA( Biênio 2020-2022), Coordenadora do CONNEABS NORTE(Biênio 2022-2024), Coordenadora do NEAB/IFPA-Belém, ainda atua em pesquisas sobre memória e identidade cultural.

Assunção José Pureza Amaral

Doutor em Ciência: Desenvolvimento Socioambiental – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA (2008). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA (2001). Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1992) e também graduado em Licenciatura Plena Em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1995). Atualmente, professor titular da Universidade Federal do Pará com experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: quilombo, amazônia, africanidade, quilombolas e cotidiano.

Coordenação da Região Sudeste

Alexandre do Nascimento

Fiz Pós-Doutorado em Educação na UFRRJ e cursos de Doutorado em Serviço Social na UFRJ, Mestrado em Educação na UERJ, Aperfeiçoamento em Gestão Escolar na FGV e Graduação em Informática no Centro Universitário UNIABEU. Tenho experiências na área de educação, com ensino profissional e tecnológico, ensino de graduação e pós-graduação, formação continuada de professores, gestão escolar, coordenação de áreas e projetos, estudos e pesquisas. Meus temas de estudos, ensino e extensão são: Tecnologias de Informação, Relações Raciais, Ativismo Negro, Ações Afirmativas, Educação das Relações Raciais, Políticas/Poéticas do Comum. Sou professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa e Extensão ONDJANGO – Estudos Afrobrasileiros, integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e autor de estudos e reflexões publicados em livros, revistas, anais e no website www.sentimentanimalidades.net.

Coordenação da Região Sul

eraclito-pereira

Eráclito Pereira

Professor Adjunto no Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Educador Griô e Griô Aprendiz pela Escola de Formação na Pedagogia Griô. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE). Membro do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI/UFRGS. Pesquisador associado à Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os – ABPN. Coordenador do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros – CONNEABS/Regional Sul (Gestão 2022-2024). Membro da Rede de Docentes e Cientistas do Campo da Museologia; Membro efetivo da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC. Membro do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio – GEMMUS/UFRGS/CNPq e do Grupo de Pesquisa em Gestão de Acervos e Direitos Humanos – GADH/UFRGS/CNPq. Tem experiência em Educação, Gestão, Museologia e Patrimônio Cultural com ênfase em Museologia Social e Comunitária e Pesquisa Museológica. Tem interesse nos seguintes temas/áreas: Clubes Sociais Negros e políticas públicas de preservação, salvaguarda e patrimonialização; educação das relações étnico-raciais; museus comunitários e ecomuseus; memória e estudos culturais.

elimara-da-silva-goncalves

Elimara da Silva Gonçalves

Possui graduação em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (2010). Atualmente é assessora da coordenação acadêmica da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Quer fazer parte de nossa rede? Leia a Normativa de Inscrição abaixo e inscreva seu NEABs, NEABIs e grupos correlatos.

Regiões
podpodpod

NEABI “Estamira Gomes de Sousa”

Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais – LabERER

Universidade Federal de Pernambuco

Núcleo de Estudos Africanos, Afro – brasileiros e Indígenas – NEABI

IF Baiano Campus Guanambi

Núcleo de Estudos Africanos, Afro – brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal Baiano Campus Valença

Núcleo de Estudos Africanos, Afro – brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal de Educação Ciência Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro

Núcleo de Estudos Africanos, Afro – brasileiros e Indígenas – NEABI

Universidade Federal de Sergipe

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidades, Gênero e Família – NUAFRO

Universidade Estadual do Ceará

Coletivo Angela Davis – Grupo de Pesquisa em Gênero, Raça e Subalternidade –

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - campus Cachoeira

Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígenas – Guarabira – NEABI

Universidade Estadual da Paraíba

Órgão de Educação das Relações Étnicas – ODEERE

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Núcleo das Africanidades Cearenses – NACE

Universidade Federal do Ceará

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendencia – IFARADÁ

Universidade Federal do Piauí

Centro de Estudos dos Povos Afro-Indio-Americano – CEPAIA

Universidade do Estado da Bahia

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB

Universidade Federal do Sul da Bahia

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB

Universidade Federal de Alagoas

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Alcântara

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI

Universidade Estadual de Feira de Santana

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Sociais – NUPECSO

Universidade Estadual do Piauí

Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnicorraciais, Aprendizagens e Saberes – NEGRAS

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gêneros, Sexualidades, Raça, Classe, Performances, Religião e Educação – AZANIA

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) - Campus Ceará

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São Luís - Centro Histórico

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Canguaretama

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Sobral

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Quixadá

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal do Ceará Campus Itapipoca

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus - Boa Viagem

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER

Universidade Regional do Cariri

Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros – NIESAFRO

Universidade Federal do Maranhão

Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena – NEABI

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Governador Mangabeira

Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal de Alagoas Campus Penedo

Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígena – NEABI

Instituto Federal de Alagoas

Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígena – NEABI

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal de Educação de Ipanguaçu

Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígena – NEABI

IFBAIANO - campus Xique-Xique

GEPEDET – Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias – GEPEDET

Instituto Federal Baiano (IF BAIANO) campus Itapetinga

Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIENCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS FORTALEZA

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI

Instituto Federal do Piauí Campus - Cocal

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB

Universidade Federal de Pernambuco

Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI(s)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Ceará Campus - Juazeiro do Norte

Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indigenas do IFMA – NEABI

Instituto Federal do Maranhão

Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas – NEAI

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros – AFROUNEB

Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas – NEABI

Instituto Federal do Ceará - Campus Jaguaribe

Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena – NEABI

Universidade do Estado da Bahia CAMPUS XVIII

Rodison Roberto Santos –

USP

Núcleo de Estudos Afro brasileiros e Indígenas do IFSP –

IFSP

– Neab Ufscar

UFSCar

Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão da UNESP – GT de Rio Preto – Nupe

UNESP – campus São José do Rio Preto

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – UNIFESP – NEAB

UNIFESP

Núcleo de Estudos Indígena e Afro-brasileiro – NEIAB

UNAERP

Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros – NEAB

UFABC

Núcleo Afro-brasileiro e Indígena de Ilha Solteira – NABISA

UNESP – campus Ilha Solteira

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Ayó – NEAB-AYÓ

Escola Municipal Clementino Fraga

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – Universidade Federal Fluminense/Campus Rio das Ostras – NEAB

UFF – campus Rio das Ostras

Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da Cidade Universitária de Macaé – NEABI Macaé

UFRJ – campus Macaé UFF – campus Macaé

Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena do Campus Rio de Janeiro – NEABI

UFRJ

Programa de Estudos e Debates dos povos Africanos e Afro-Americanos – PROAFRO

UERJ – campus Maracanã

– NEABI – Cpar

IFRJ – campus Paracambi

Laboratório de Literaturas e Culturas Africanas e da Diáspora Negra – LICAFRO

UFF – campus Gragoata

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB

UERJ

Programa de Educação sobre o negro na sociedade brasileira – PENESB

UFF

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI

UENF

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB

CEFET/RJ

Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – LEAFRO

UFRRJ

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Colégio Pedro II – NEABCP2

Colégio Pedro II

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – ONDJANGO

FAETEC Escola Técnica Estadual Oscar Tenório

Laboratório de Memórias em Relações Étnico-Raciais na Formação de Professores – LabMere

ISERJ

Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade – ODARA

IFRJ

Centro de Altos Estudos e Pesquisas Afro-pindorâmicas – CEPA – Instituto hoju

Instituto hoju

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI

IFRJ

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI Campus Itauiutaba

IFTM – campus Ituiutaba

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB/IFMG/OP

IFMG – campus Ouro Preto

– NEAB NIEHLAFRO

UEMG – campus Belo Horizonte

Programa Institucional de Ações Afirmativas UEMG –

UEMG – campus Ubá

Programa de Ações Afirmativas da UFMG –

UFMG

Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros – NEAB

CEFET/MG

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Juiz de Fora – NEAB/UFJF

UFJF

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – IFMG (Campus Ribeirão das Neves) – NEABI – IFMG (Campus Ribeirão das Neves)

IFMG – campus Ribeirão das Neves

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade – NEPGRES

IFMG

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB UFU

UFU

Observatório da Diversidade – OD

IFMG

Grupo de Estudos e Pesquisa em Poéticas Latinoamericanas e Educação para as Relações Étnico-Raciais – Yalodê Geplafro

UFU

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi Pontal

UFU

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IF Sudeste MG – NEABI – IF Sudeste MG

IF Sudeste MG

IF Sudeste MG – campus Muriaé

Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão sobre Diáspora Africana – NUPED

UFVJM

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Ouro Preto – NEABI/UFOP

UFOP

Núcleo de Estudos afro brasileiro e indígenas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – NEABI – UFVJM

UFVJM

Núcleo de Estudos e Pesquisas Africanidades e Brasilidades – Nafricab/UFES

UFES

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UFES

UFES

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Neabi Ifes – Campus Colatina

IFES – campus Colatina

Núcleo sobre africanidades, diáspora e população negra –

Universidade do Estado de Mato Grosso

Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina –

Universidade do Estado de Santa Catarina

Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros –

Universidade Estadual de Maringá - Paraná

NEGRA – Núcleo de Estudos em Gênero e Raça –

Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Índigenas –

IFPR NEABI - CAMPUS LONDRINA

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros –

Universidade Estadual de Londrina

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Paraná –

Instituto Federal do Paraná

Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO: Agenciamentos Epistêmicos Antirracistas e Descolonias –

Universidade Federal de Pelotas

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPR Campus Campo Largo –

Instituto Federal do Paraná

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos –

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB/UDESC –

Universidade dos Estado de Santa Catarina

Neabi Unisinos –

Unisinos

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UNIPAMPA – NEABI MOCINHA –

Universidade Federal do Pampa

Núcleo de estudos Afro Brasileiros e Indígenas – NEABI –

Universidade Estadual do Norte do Paraná

NEABI Campus São Borja e Campus Avançado Uruguaiana –

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEL – NEAB/UEL –

Universidade Estadual de Londrina - Campus Londrina

Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros e Africanos – LEAFRO –

Universidade Estadual de Londrina - Campus Londrina

NEABI/UFFS-ERE –

Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

NEALA: Núcleo de Estudo Afro Latino Americanos e Caribenhos –

UNILA - Universidade Federal da Integração Latino Americana

NEAB Estácio SC –

Univerisdade Estácio de Sá - Santa Catarina

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI –

Universidade Federal do Pampa – Unipampa - Campus Itaqui

Universidade Federal do Pampa – Unipampa –

Campus Jaraguão

Universidade Federal do Pampa – Unipampa –

Campus São Borja

NEAB: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros UNIVILLE –

Universidade da Região de Joinville

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – UFFS Campus Chapecó –

Universidade Federal da Fronteira do Sul

NEABI – Campus Feliz –

Instituto Federal do Rio Grande do Sul

NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas –

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS/Campus Canoas

NAAIA – Núcleo de Ações Afirmativas do IFRS Campus Alvorada –

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/ Campus Alvorada

NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas –

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Bento Gonçalves

NEABI – Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS/Campus Sertão –

Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS

NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas –

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS/ Campus Porto Alegre

NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Negro e Educação –

Universidade do Planalto Catarinense

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas FURG –

Universidade Federal do Rio Grande

NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas –

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

ALTERITAS: Diferença, Arte e Educação –

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas –

Universidade Luterana do Brasil

Universidade Estadual de Maringá –

Universidade Estadual de Maringá

NEAB – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros –

Universidade Federal do Pampa – Unipampa

NEAB – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros –

Universidade do Estado de Santa Catarina

NUVIC – Grupo de Estudos sobre Violências –

Universidade Federal de Santa Catarina

NEABI – Núcleo de Estudos em Cultura Afro-Brasileira e Indígena –

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS

NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros –

Universidade Regional de Blumenau

NEAB – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros –

Universidade Federal do Paraná

NEAA – Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos –

Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Grupo de Estudos Etno-Culturais –

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Núcleo de Relações Étnico Raciais, de Gênero e Sexualidade –

Universidade Estadual de Ponta Grossa

NEAB – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros –

Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas –

Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC/Campus Gaspar

Nícleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena – NEABI

IFAM- CAMPUS IRANDUBA

Núcleo de estudos Afro-brasileiro –

UEA- CAMPUS PARINTINS

Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiras e Indígenas – NEABI

UFAM- CAMPUS MANAUS

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB

UEA

Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação – N’UMBUNTU

UNIFESSPA

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas –

IFT- CAMPUS BREVES

Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais – GERA

UFPA

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI

IFPA- CAMPUS ABAETETUBA

Grupo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – GEABI

UFPA

Grupo de Estudos Afroamazônico – GEAM

UFPA- CAMPUS BELÉM

Núcleo de Estudos Afrobrasileiros –

UEPA

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB

UNIFAP

Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABI

IFRR/Campus Boa Vista Centro

Núcleo de Estudo Afro-Brasileiros e Indígenas –

UFAC

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB

IFT-AC

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRO – NEABI

IFT- TO

Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Migração – GEPRAM

UFRO

Núcleo de Estudos e Pesquisas da África e dos Afro-Brasileiros – NEAF

UFT- Tocantinopólis

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro do Tocantins –

UFTO

Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero, Juventude e Etnicidade – UBUNTU

IFTO

encrespar-9107268e-03e1-4f39-b0e8-e0b16bba6dab-ivone-jesus-alexandre

Núcleo de Estudos Afro Brasileiros- ENCRESPAR – Encrespar

UNEMAT - Campus Sinop

Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade – NEGRA

UNEMAT - Campus Cáceres

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação – NEPRE

UFMT - Campus Cuiabá

Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte – NUMDI

IFMT

Forum mato-grossense – Fórum Mato grossense de Pesquisadoras/Pesquisadores em Relações Étnico-raciais

-

Rede mato-grossense de formação continuada para a educação das relações étnico-raciais – Rede MT Ubuntu

-

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB

UFMS - SEDE Campo Grande

logo-neab-certo-felipe-de-almeida

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB

UFGD

capa_ba514190cb18e9aa1dfcd731e504d834_2017-05-21_20-36-36-centro-de-pesquisa-ensino-e-extensao-em-educacao-genero-raca-e-etnia

CENTRO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA. – CEPEGRE

UEMS - SEDE Dourados

neabi-luciana-emanuelle-sanches-silva

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Neabi/JD

IFMS - Jardim

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Neabi

IFMS - Dourados

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI/CB

IFMS - Corumbá

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Neabi CX

IFMS - Coxim

img_3591

Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena – NEABI/UFJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ - UFJ

UniRV Diversidade – UniRV Diversidade

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - FESURV

Coletivo Rosa Parks – Coletivo Rosa Parks

UFG

Pindoba – Grupo de Pesquisa em Narrativas da Diferença – Pindoba

UFG

neadi-novo-1-neadi-ufg

Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígena – NEADI

UFG

images-marysson-camargo

Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão – CIATA – Lpeqi

UFG

lagente_logo2-lagente-ufg-2

Laboratório de Estudos de Gênero Étnico-Raciais e Espacialidades – LaGENTE

UFG

compad-pedro-cruz

Comissão de Heteroidentficação UFG/Regional Goiânia – COMPAD

UFG

neaad-lorena-souza

Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes – NEAAD

UEG

Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro – Proafro

PUC-GO

Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena – Neabi

IFGoiano – Campus Iporá

Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena e de relações de Gênero e Sexualidades – Neabi

IFGoiano - Campus Urutaí

Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena – NEABI

IFGoiano - Câmpus Posses

Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena – NEABI

IFGoiano - Câmpus Morrinhos

Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena – Neabipa

IFGoiano - Câmpus Ipameri

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE RAÇA, GÊNERO E SUAS INTERSECÇÕES – NEGR@LUZ

IFG- CÂMPUS LUZIÂNIA

arte-neabi-alemar-moreira-de-sousa

Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena e de relações de Gênero e Sexualidades – NEABI/Nuances

IFG - Câmpus Cidade de Goiás

logo-neabi-linidelly-rocha-mendes-1

Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena – Neabi

IFG - Campus Anápolis

Núcleo de estudos de gênero, raça e africanidades – NEGRA

IFG

logo-geppherg-renisia-garcia

Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero. – Geppherg

UNB

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB

UNB

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas/NEABI – Campus Taguatinga/CTAG – NEABI

IFB - Campus Taguatinga

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEABI – IFB/CSSB

IFB - CAMPUS SÃO SEBASTIÃO

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEABI

IFB - CAMPUS BRASÍLIA