Arte, Memória e Re-existência: a criação artesanal das mulheres no Oeste Baiano

A tese aborda a situação atual da criação artesanal de origem ancestral produzida por mulheres que trabalham com o barro e as fibras vegetais, em comunidades do Oeste baiano, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar e de uma reflexão situada e interseccional, ou seja, considerando as interconexões entre gênero, classe social e raça/etnia como um dado importante para compreender a marginalização do trabalho das artesãs nos sistemas das artes e cultura baiana e brasileira. A pesquisa interpreta a criação artesanal feminina como uma expressão artística de re-existência da memória coletiva e biocultural das comunidades tradicionais, assim como realiza uma reflexão sobre o papel das artesãs na preservação da memória e do patrimônio biocultural de suas comunidades. A arte dessas mulheres é fruto de um conhecimento sobre o manejo adequado de minerais e plantas herdado e transmitido por gerações de mulheres negras e afro-indígenas, que vivem em cidades e, principalmente, em comunidades da zona rural do Oeste baiano.

Como citar...

SANTOS, Jancileide Souza dos.  Arte, Memória e Re-existência: a criação artesanal das mulheres no Oeste Baiano. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – UFBA. Salvador, 2020.

janci

Jancileide Souza dos Santos

Natural da cidade de Salvador (Bahia), professora, historiadora da arte, doutora e mestra em História da Arte pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia (PPGAV/EBA/UFBA). Bacharel em Museologia (UFBA). Na atualidade, trabalha como professora adjunta do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Na Escola de Belas Artes da UFBA, lecionou História da Arte como professora substituta do Departamento de História da Arte e Pintura. Atuou como professora formadora pelo Programa de Formação de Professores (Parfor) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É membra da Red Latinoamericana por la Defensa del Patrimonio Biocultural. Associada da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Sua pesquisa de doutoramento vincula arte, memória biocultural e ancestralidade com as relações raciais e de gênero. É autora do livro “Colecionismo de Arte: um estudo da legitimidade artística e apropriação estética da arte popular”, publicado pela editora Appris (2023). Estuda e tem desenvolvido pesquisas na área de História da Arte e Museologia, com ênfase em temas como: arte e relações raciais e de gênero; arte e ancestralidade, arte e bioculturas, artes e culturas populares, artesanato, estudos sobre coleções e colecionismo de arte; memória e patrimônio biocultural. Além de suas atividades como professora e pesquisadora, também realiza trabalhos de consultoria ou assessoria (inventário de acervos/coleções, ação cultural e educativa, pesquisa histórico-artística).

Pular para o conteúdo