VOZES NEGRAS NA ACADEMIA: um panorama da pesquisa brasileira da pós-graduação relacionada às questões étnico-raciais

As discussões sobre as questões étnico-raciais têm sido objeto de estudos nas produções científicas nas diversas áreas do conhecimento proporcionando uma maior visibilidade e abertura de debates e diálogos sobre a temática. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as pesquisas da pós-graduação brasileira com a temática étnico-racial depositadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre 2012 e 2022. Foram utilizadas técnicas bibliométricas que permitem mensurar, mapear e gerar diferentes indicadores da produção do conhecimento científico. Trata-se de uma investigação de caráter exploratório com características de uma pesquisa descritiva, com a análise da recuperação de informação em seus dados referentes à temática étnico-racial. A busca resultou em 3.262 trabalhos, sendo 2.312 dissertações e 950 teses. Foram analisadas 27 instituições de ensino superior das cinco regiões do Brasil onde ocorreram as defesas. A maior parte dos trabalhos encontrados, após o levantamento, foi produzida pela Universidade de São Paulo, na região sudeste, com um total de 321 títulos, sendo 180 dissertações e 141 teses; a Universidade Federal da Bahia, na região nordeste, lidera com um total de 252 títulos, sendo 182 dissertações e 70 teses. A produção é apresentada de forma ininterrupta pois, mesmo sofrendo oscilações, existe um interesse por parte dos(as) pesquisadores(as) no desenvolvimento da temática em diversas áreas do conhecimento, versando sobre diferentes abordagens, o que contribui para a evolução do conhecimento científico mais plural. Quanto à área de conhecimento, há destaque para as Ciências Humanas, com 1.829 trabalhos defendidos, com ênfase na subárea da Educação com 827 desse total, seguida da História com 360, e um preocupante apagamento da temática nas áreas de Ciências Biológicas, Ciência da Informação, Ciências Exatas e da Terra. Quanto às temáticas abordadas, houve maior incidência em discussões sobre relações étnico-raciais (117), racismo (101), mulheres negras (59) e identidade negra (36). Como resultado, considera-se que a pesquisa proporcionou conhecer o panorama da produção sobre a temática étnico-racial e poderá contribuir com sua visibilidade no meio acadêmico e incentivar novas pesquisas, consequentemente, evidenciar novas epistemologias.

Como citar...

Santos, Girlaine da Silva. VOZES NEGRAS NA ACADEMIA: um panorama da pesquisa brasileira da pós-graduação relacionada às questões étnico-raciais. Dissertação – UFLA. Maceió, 2023.

Girlaine da Silva Santos

Girlaine da Silva Santos

Mestra em Ciência da Informação do Programa Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas . Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), especialização em Administração e Gerência de Serviços de Informação pela Universidade Federal de Alagoas(1997), especialização em MBA Executivo em Marketing pela Universidade Federal de Alagoas (2006),foi Diretora da Divisão de Tratamento Técnico do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas de 2008 a 2011 e coordenou o estágio curricular dos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade supracitada por igual período. Atualmente é bibliotecária/ documentalista da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

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