As Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 são dispositivos legais que alteraram a Lei nº 9.394/1996 (LDB) que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial das redes de ensino a obrigatoriedade da temática de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. Sabe-se que, a não integração da população negra e indígenas em múltiplos campos da sociedade ainda é (in)visível (a não integração é visível) partindo do princípio de que os negros compõem mais da metade da população brasileira, mas ainda são minoria nos campos político, econômico, midiático, artístico, esportivo, educacional, dentre outros. A presente escrita busca compreender, a partir da prática desenvolvida na disciplina Diversidade Afrodescendente e Diversidade Indígena (DADI), integrante do currículo escolar nos 6º e 7º anos do ensino fundamental do município de Porto Seguro, como os professores/as interpretam e materializam as leis que inspiraram a criação desta disciplina. Para tanto, o presente estudo se realizou por meio de entrevistas e apresentação dos resultados em um curso de formação continuada aos professores da rede municipal de Porto Seguro, que se concluiu a partir da reflexão de que a disciplina DADI cumpre um papel importantíssimo para cumprir a legislação que está em vigor em relação as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008. No entanto, é preciso ultrapassar essa disciplina e tratar as questões raciais de forma interdisciplinar, multidisciplinar e institucionalizadas.
Macedo, Yuri Miguel. Educação Antirracista no Município de Porto Seguro - BA: narrativas, discursos e práticas. Dissertação – UFSB. Bahia, 2021.
Doutor Honoris Causa – OCB (2022), Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisador do Grupo de Estudos nos Referenciais Acadêmicos Foucaultianos – GEIARF (CNPq/UFMS). Mestre em Ensino e Relações Etnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Diretor de Pesquisa e Ensino do Centro de Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (CPTID). Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Transversal (UFES). Membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Société Internationale dErgologie (SIE), Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atua nos seguintes temas: Identidade, Saúde Coletiva, Educação Inclusiva, Educação, Tecnologia, Saúde Pública, Políticas Públicas, Africanidades e Ancestralidade. Ogan Ara Izô do Ilé Asè Silé Iná Tuntun Egbé Omo Torrundê.
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