Encruzilhada de Saberes: Despachos de Narrativas de Jovens Umbandistas no Terreiro e na Escola

Esta pesquisa realizou-se a partir de um estudo etnográfico qualitativo, desenvolvido com uso da autobiografia, narrativas autobiográficas e narrativas etnográficas, com jovens umbandistas de dois barracões situados em dois municípios do Estado de Goiás (Mineiros e Novo Gama) e de uma escola pública estadual de Mineiros-Goiás, entre os meses outubro de 2021 e julho de 2022, com o seguinte objetivo geral: compreender como jovens umbandistas de Mineiros e Novo Gama (GO), no terreiro e na escola, se posicionam em termos identitários e de pertencimento religioso. Os objetivos específicos estabelecidos foram: a) verificar como esses jovens falam sobre o sagrado; b) apontar como seus corpos materializam/encarnam os conhecimentos e os saberes umbandistas; c) discutir que saberes emergem da relação do jovem com o terreiro – e suas múltiplas repercussões na escola; d) apresentar as encruzilhadas de saberes e os despachos das narrativas juvenis presentes na escola e nos terreiros; e) utilizar a etnografia para apresentar rastros de identidades juvenis em contextos interculturais, perpassando pelo terreiro e pela escola; f) apresentar, a partir da pesquisa etnográfica, como os corpos juvenis umbandistas expressam saberes e (re)elaboram seus diálogos; g) intercruzar a observação etnográfica e a metodologia de diálogos, no intuito de mostrar a intersecção de saberes constituídos pelos jovens nos contextos cotidianos interculturais. O contexto social atual é atravessado por conflitos de várias ordens, entre os quais estão os conflitos religiosos que sinalizam o nível/grau da intolerância religiosa em nosso país. Nesta tese, o termo “encruzilhada de saberes” refere-se ao cruzamento de conhecimentos que permeiam a trajetória social do jovem umbandista, perpassando pelo campo social (do cotidiano), cultural, religioso e escolar. Já o termo “despachar” aparece no sentido de encaminhar, dar direcionamentos aos saberes e conhecimentos gerados a partir da intersecção desses campos de saberes e conhecimentos. No cruzamento entre escola, barracões de umbanda, cotidiano e cultura, busca-se apresentar rastros de identidades juvenis em contextos interculturais. Teóricos como Canclini (1995), Hall (2001), Kellner (2001), Bauman (2005) e Silva (2014) assumem a ideia de identidade concebida a partir de sistemas culturais, conceituando-a como um sentido de pertencimento à realidade e um “conjunto de significados compartilhados”. Nesse sentido, esta pesquisa parte do princípio de que a escola é um lugar plural, em que se manifestam múltiplas identidades e diferenças religiosas. Mas, para manter as identidades religiosas, é preciso entender os limites entre elas e as diferenças religiosas que as definem e quais símbolos e representações gravitam em torno delas.

Como citar...

PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo.  Encruzilhada de Saberes: Despachos de Narrativas de Jovens Umbandistas no Terreiro e na Escola. Tese (Doutorado em Educação) – ULBRA. Canoas, 2023.

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Marcelo Máximo Purificação

Pós-Doutor em Educação Superior e Políticas Educacionais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC Portugal, Professor Investigador – 2014-2016 -, supervisionado pela Dra. Teresa Pessoa; Pós-Doutor em Formação de Professores, Identidade e Gênero – pelo Instituto Politécnico da Escola Superior de Educação de Coimbra – IP-ESEC-Portugal, Professor Investigador – 2017- 2021 -, supervisionado pela Dra. Filomena Teixeira. Doutor em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2020-2023, com orientação da Prof. Dra. Daniela Ripoll). Doutor em Ensino (Educação Matemática e Tecnologia) pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES, 2018-2022, com orientação da Prof. Dra. Nélia Maria Pontes Amado). Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – (PUC-Goiás, 2010 – 2014, com orientação do Prof. Dr. Eduardo Gusmão de Quadros). Mestre em Teologia: Educação Comunitária, Infância e Juventude (EST/UFRGS, 2008). Mestre em Ciências da Educação (UEP, 2009). Possui formação multidisciplinar com graduação em: Ciências Sociais (FUNIP), Filosofia (FBB), Matemática (UEG), Pedagogia (ICSH) e Bacharelado em Teologia (FATEBOV). Especialista em – Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior (UNIFIMES), Docência do Ensino Superior (UCAM), em Matemática (ICSH) e Gestão e Orientação Educacional (FTED). Atualmente é Professor Titular C-II da Fundação Municipal Integrada de Ensino Superior (FIMES/UNIFIMES, concursado desde 2014-) onde atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação, vinculado a Unidade Básica das Humanidades e Professor (P-IV Padrão E) da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC, 1993 -) atuando no componente curricular de Matemática. Atua também como docente permanente nos seguintes programas Stricto Sensu: Mestrado em Educação da Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba), na Linha 1, formação docente e diversidade (cooperação técnica), Mestrado em Educação da Faculdade de Inhumas (PPGEDU-FACMAIS), Linha 1 Educação, Instituições e Políticas Educacionais (EIPE) e, do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (Colaboração Técnica), na linha 2 Novas Formas de subjetivação e organização comunitária. Orientou: 1 tese de doutorado, 17 dissertações de mestrado, 20 trabalhos de conclusão de curso de especialização, 113 trabalhos de conclusão de curso de graduação e 9 trabalhos de iniciação científica. Atualmente orienta: 8 dissertações de mestrado, 1 trabalho de conclusão de curso, 1 projeto de iniciação científica e supervisiona 1 projeto de pós-doutorado. Coordena o Grupo de Pesquisa (NEPEM); Colíder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no Interior do Amazonas (IFAM). Associado à ANPED/Nacional. Associado à APEDUC – Associação Portuguesa para o Ensino das Ciências. Pesquisador filiado a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) Área: Experiências Tradicionais Religiosas. Membro da Comissão Editorial da Revista Científica da Educação da FACMAIS (2020 -); Membro do comitê científico da Editora Atena (2019 -) e da editora Publishing (2020-); Editor-chefe da revista científica Novas Configurações Diálogos Plural (2020-). Tem experiência na área da Educação atuando no eixo da Diversidade. Atualmente interessa-me pesquisa em dois blocos temáticos: I PROCESSOS EDUCATIVOS: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Currículo, Desenvolvimento Profissional, Ensino e Tecnologia; II DIVERSIDADE: Estudos Culturais, Identidade, Representação, Gênero, Violência, Negritude, juventude, Religiosidade e Cultura. (Países em que esteve presente para atividades acadêmicas e técnicas e/ou manteve vínculos em trabalhos científicos: (Argentina, Alemanha, Bolívia, Colômbia, Cuba, Espanha, Itália, Panamá, Paraguai, Portugal, México, Moçambique e Uruguai).

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