Em defesa do direito ao desenvolvimento humano para as mulheres negras pobres: discriminações, desigualdades e injustiças no caso das vítimas da explosão da fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus/Bahia (1998) julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

SOUSA, Maria Eliane Alves de. Em defesa do direito ao desenvolvimento humano para as mulheres negras pobres: discriminações, desigualdades e injustiças no caso das vítimas da explosão da fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus/Bahia (1998) julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Tese – UFBA. Salvador, 2023

IMPROVÁVEIS: trajetórias de homens pretos de camadas populares rumo ao ensino superior

MIRANDA, Luciana Aparecida de. IMPROVÁVEIS: trajetórias de homens pretos de camadas populares rumo ao ensino superior. Tese – UNICAMP. Campinas, 2024

NOSSAS NARRATIVAS NEGRAS: Memórias – Identidades e Educação

GONÇALVES, Rosângela Cristina. NOSSAS NARRATIVAS NEGRAS: Memórias - Identidades e Educação. Tese – UNICAMP. Campinas, 2023

“É NÓS POR NÓS”: Escrevivências dos encontros de produção de cuidado entre mulheres pretas vizinhas em Belford Roxo – Baixada Fluminense (RJ)

GOMES, Tatiana Brandão. "É NÓS POR NÓS": Escrevivências dos encontros de produção de cuidado entre mulheres pretas vizinhas em Belford Roxo - Baixada Fluminense (RJ). Dissertação – UFRJ. Rio de Janeiro, 2022

Dilemas, estratégias e necessidades de psicólogas/os negras/os em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Neto, Manoel Nogueira Maia. Dilemas, estratégias e necessidades de psicólogas/os negras/os em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Dissertação – UFRB. Bahia, 2023

ASPECTOS POLÍTICOS E INSTITUCIONAIS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N.º 12.711/2012 NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UM ESTUDO AVALIATIVO

Meirelles, Cristiane Lourenço Teixeira. ASPECTOS POLÍTICOS E INSTITUCIONAIS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N.º 12.711/2012 NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UM ESTUDO AVALIATIVO. Tese – UFF. Niterói, 2023

SE A COR DESSA CIDADE SOU EU, COM QUAIS VERSOS POSSO ELA CANTAR? UMA DISCOGRAFIA URBANA PARA SORRIR E CHORAR

Sales, John Max Santos. SE A COR DESSA CIDADE SOU EU, COM QUAIS VERSOS POSSO ELA CANTAR? UMA DISCOGRAFIA URBANA PARA SORRIR E CHORAR. Tese – UFRJ. Rio de Janeiro, 2024

“Fé, boca calada e pé ligeiro” Nengua Guanguacesse e Terreiro Bate Folha: patrimônio e memórias da religiosidade negroafricana na Bahia

Nogueira, Carla Maria Ferreira. "Fé, boca calada e pé ligeiro" Nengua Guanguacesse e Terreiro Bate Folha: patrimônio e memórias da religiosidade negroafricana na Bahia. Tese – UFBA. Bahia, 2023

AO CORRER DA PENNA: Pretos e pardos letrados na cidade de Cuiabá/MT nos oitocentos.

Dutra, Paulo Sérgio. AO CORRER DA PENNA: Pretos e pardos letrados na cidade de Cuiabá/MT nos oitocentos. Tese – UFF. Niterói, 2017

UM ESTUDO SOBRE POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 12.711/2012 NOS IFETs (PERÍODO 2014-2019)

Ferreira, Anne de Matos Souza. UM ESTUDO SOBRE POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 12.711/2012 NOS IFETs (PERÍODO 2014-2019). Tese – UFPA. Belém, 2020

A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE NORMATIVAS E PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS

Freitas, Priscila Cristina. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE NORMATIVAS E PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS. Dissertação – UFSC. Florianópolis, 2016

Discursos em ruptura para outra educação em ciências no Sur global: o hip-hop como tecnociência afrodiaspórica

De-Carvalho, Roberth Jesus. Discursos em ruptura para outra educação em ciências no Sur global: o hip-hop como tecnociência afrodiaspórica. Tese – UFSC. Florianópolis, 2023

A (não) Educação da Primeira Infância Periférica para a Cidadania: por saberes e fazeres decoloniais e emancipatórios

Silva, Otavio Henrique Ferreira da. A (não) Educação da Primeira Infância Periférica para a
Cidadania: por saberes e fazeres decoloniais e
emancipatórios. Tese – UFMG. Belo Horizonte, 2022

Olhares de Mulheres Negras da Literatura

Santos, Rita de Cássia Camargo dos. Olhares de Mulheres Negras da Literatura. Tese – UNICAMP. Campinas, 2022

MANDINGAS DA INFÂNCIA: as culturas das crianças pequenas na escola municipal Malê Debalê, em Salvador (BA)

Nunes, Mighian Danae Ferreira. MANDINGAS DA INFÂNCIA: as culturas das crianças pequenas na escola municipal Malê Debalê, em Salvador (BA). Tese – USP. São Paulo, 2017

“Infâncias Capturadas” e Trajetórias de Crianças Negras Encaminhadas pela Escola ao Conselho Tutelar

Lopes, Marluce Leila Simões. "Infâncias Capturadas" e Trajetórias de Crianças Negras Encaminhadas pela Escola ao Conselho Tutelar. Tese – UFS. Vitória, 2014

Banco de Teses e Dissertações

Este espaço é destinado para todos(as) os(as) filiados(as) da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as que tenham interesse em publicar suas teses e/ou dissertação. Caso tenha interesse em divulgar seu trabalho, clique no botão abaixo "envie sua tese/dissertação" e compartilhe conhecimento conosco!

Ano
Cidade e Estado
Instituição
Tese ou dissertação
Temática
Curso