Esta tese se relaciona com a preocupação em retomar a narrativa de escritoras negras através do estudo comparado de seus romances. O que evidência, também, como uma promissora linha de pesquisa no âmbito do contexto acadêmico, tendo em vista a necessária revisão do cânone literário e o questionamento dos critérios normativos definidores da qualidade de um texto literário. A tese compara a construção das identidades das personagens a partir do romance das autoras: Miriam Alves, brasileira, com a obra Bará na trilha do vento e a estadunidense Toni Morrison com a produção O olho mais azul. A investigação se justifica pela necessidade de expansão dos estudos dos romances literários que apontem a própria identidade do(a) autor(a) como parte integrante da produção literária. Assim, esta tese compara, observando semelhanças e diferenças, as assimetrias nas relações de gênero, classe e etnia em personagens negras, visto que são romances que vêm de culturas, narrativas e períodos de publicação diversos. Segundo nossa hipótese, Miriam Alves e Toni Morrison são exemplos de escritoras que, a partir das suas experiências pessoais e políticas como mulheres negras, frutos da diáspora, expressam em suas ficções aspectos da própria realidade social. Consequentemente Bará na trilha do vento, publicado em 2015 e O olho mais azul, publicado em 1970, são obras literárias que nos proporcionam refletir sobre peculiaridades das relações sociais, aspectos de sociabilidade que, muitas vezes, a teoria científica não tem alcançado, entre outras razões, porque o campo da literatura não coincide com o campo sociológico ou da própria teoria literária. Em princípio foi comparada a linguagem das personagens, nuances estilísticas de cada escritora: figuras de linguagens, enredo e cenário, que destacam o universo vivido pelas personagens. A escolha por este caminho fundamenta-se também nos estudos de sociolinguística que permitem destacar a linguagem como um dos elementos estruturadores da identidade. Dessa forma, o estudo literário permite analisarmos contextos socio históricos interseccionais, bem como os locais de fala e de produção cultural cerceados a determinados grupos éticos, de gênero e sociais, questionando a conceituação que estabelece algumas literaturas como clássicas e/ou canônicas. A hipótese da pesquisa é de que a literatura de Miriam Alves e Toni Morrison podem contribuir para crítica, revisão, aprofundamento da própria teoria literária, descortinando um solo, especialmente, no espaço social, cujas relações carecem de revisão. E, durante toda a tese, busca-se evidenciar os aspectos de convergência e divergência entre as personagens, com o propósito de conhecer assimetrias da intersecção de gênero, etnia e classe que forjam as identidades dessas personagens em busca de repensar o cânone literário.
Santos, Rita de Cássia Camargo dos. Olhares de Mulheres Negras da Literatura. Tese – UNICAMP. Campinas, 2022
Doutorado em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem-Universidade Estadual de Campinas, Brasil em 2022 com a tese Aproximações e distanciamentos das personagens Bará na trilha do vento de Mirian Alves e O Olho Mais Azul de Toni Morrison. Mestrado em Estudos Interdisciplinares, Mulheres, Gênero e Feminismo pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo- Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia no ano de 2013 com a dissertação Estudo das visões de mundo da narradora Carolina na produção literária Quarto de Despejo. Graduação em Letras- Português/Espanhol pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no ano de 2007. Ao longo da trajetória acadêmica e profissional desenvolveu um interesse multidisciplinar, investigando as relações entre Literatura, Artes Visuais, Teatro e Sociologia. Suas linhas de pesquisa estão centradas em história e teoria literária, com ênfase em estudos interseccionais de gênero, etnia e classe na literatura a partir de uma perspectiva decolonial.
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