Conheça o Projeto Afrocientista da ABPN

O Projeto Afrocientista é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), em parceria com o Instituto Unibanco e o Ministério da Educação (SECADI/MEC), que tem como objetivo promover a iniciação científica de estudantes afro-brasileiros/as do ensino médio da rede pública de ensino, fortalecendo suas trajetórias acadêmicas e sua atuação cidadã. Com atuação nacional, o Afrocientista envolve instituições de ensino superior, por meio dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) e de grupos correlatos, promovendo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão.

A proposta pedagógica está ancorada em três eixos principais: Instrumentalização sobre o fazer científico – Oferta de formações teóricas e metodológicas para que os/as estudantes compreendam o processo de construção do conhecimento científico, com ênfase em epistemologias negras e indígenas. Iniciação às práticas científicas – Desenvolvimento de projetos de pesquisa e atividades investigativas nas áreas de ciências humanas, sociais, naturais e suas tecnologias, com acompanhamento de pesquisadores/as e docentes parceiros/as. Formação para a cidadania e mobilização social – Fomento à consciência crítica e ao protagonismo juvenil, estimulando a atuação social e a valorização das identidades negras no ambiente escolar e comunitário.

O Projeto Afrocientista da ABPN segue transformando vidas e ampliando horizontes em todo o Brasil, Inspirando estudantes afro-brasileiros/as do ensino médio público por meio da iniciação científica nas ciências humanas, sociais, naturais e suas tecnologias. Com uma abordagem interdisciplinar, articula ensino, pesquisa e extensão a partir de três pilares: instrumentalização para o fazer científico, vivência prática em pesquisas e formação cidadã com foco na mobilização social.

O que é a ABPN?

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) se destaca como um dos pilares no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial no Brasil. Através de sua atuação em três frentes estratégicas: 1) Divulgação acadêmica: A ABPN impulsiona a produção e o compartilhamento de conhecimento científico sobre a temática racial. Isso se dá por meio da organização de eventos, da publicação de livros e revistas especializadas, e da promoção de debates e seminários. 2) Articulação social: A ABPN constrói pontes entre diferentes setores da sociedade, conectando pesquisadores/as, movimentos sociais, ONGs, órgãos governamentais e a comunidade em geral. Essa articulação é fundamental para fortalecer a luta antirracista e para garantir que as demandas da população negra sejam ouvidas e consideradas. 3) Formação de lideranças: A ABPN investe na formação de novas lideranças negras, capacitando jovens e adultos(as) para atuarem como agentes de transformação social. Através de cursos, oficinas e workshops. A ABPN se consolida como um agente fundamental na luta por uma sociedade mais justa e equânime. Através de sua atuação multifacetada, a ABPN contribui para a construção de um Brasil livre do racismo e da discriminação racial, onde todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento e de realização pessoal.

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, assistencial, cultural, científica e independente, tendo por finalidade o ensino, pesquisa e extensão acadêmico-científica sobre temas de interesse das populações negras do Brasil.

0
Mais de 4063 filiações presentes
0
Presente nos 26 estados do Brasil e no DF
0
Mais de 200 NEABs consorciados

Últimas notícias

Conheça o Blog da ABPN e acompanhe nossas notícias, novidades e demais acontecimentos.

Acompanhe a ABPN no YouTube

Veja nossos vídeos mais recentes abaixo

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades e notícias exclusivas da ABPN direto no seu email.