Juan Radrigán e Plínio Marcos: Contextos e textos dramáticos/espetaculares.

Esta tese objetiva realizar um estudo comparativo entre a obra dramática e espetacular do dramaturgo chileno Juan Radrigán (1937) e o dramaturgo brasileiro Plínio Marcos (1936/1999). O corpus teórico deste estudo se fundamenta nas contribuições advindas da Literatura Comparada, da Semiótica, da Estética da Recepção e dos Estudos Culturais, visando entender melhor as particularidades da história política brasileira e chilena, uma vez que os dois dramaturgos estudados conceberam grande parte de suas obras dramáticas sob o período ditatorial em seus respectivos países.
Analisar as obras dramáticas de Juan Radrigán em comparação com as de Plínio Marcos nos permite não apenas reconhecer os elementos comuns a seus textos, mas entender os motivos que levaram os dramaturgos a fazerem de suas personagens marginalizadas, o foco central de suas peças. Por outro lado, as análises efetivadas nos possibilitam reconhecer os problemas
semelhantes que nos unem, brasileiros e chilenos e, ao mesmo tempo, tomam-se uma ferramenta para divulgação do trabalho dos autores no âmbito acadêmico.

Como citar...

ALEXANDRE, Marco Antônio. Juan Radrigán e Plínio Marcos: Contextos e textos dramáticos/espetaculares. Tese (Doutorado em Letras ) - UFMG. Belo Horizonte, 2004.,

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Marcos Antônio Alexandre

É Professor Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C, possui graduação em Letras (Licenciaturas: Português, Inglês e Espanhol) pela Faculdade de Letras – UFMG (1991, 1992, 1995), onde concluiu o mestrado (1998) e o doutorado (2004) em Estudos Literários, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários – Pós-lit, defendendo a tese Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos espetaculares. Entre maio de 2008 e fevereiro de 2009, realizou a pesquisa de pós-doutorado intitulada Brasil e Cuba em diálogo: a cultura afrodescendente em cena, na Facultad de Artes Escénicas do Instituto Superior de Arte, em Havana, Cuba, e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Como Visiting Research Scholar no Hemispheric Institute of Performance and Politics, na New York University, realizou a pesquisa de pós-doutorado Performances e Alteridades: perspectivas críticas (de março a agosto de 2017), cuja 2a Etapa foi concluída no Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA) / Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), da UNIRIO (de setembro de 2017 a fevereiro de 2018). É docente credenciado junto ao Pós-Lit, no qual ministra Seminários de Teoria Literatura e Literatura Comparada e de Literaturas Modernas e Contemporâneas. É também credenciado como Professor Permanente no PPGArtes – Mestrado em Artes da UFSB. Na graduação, leciona disciplinas de língua espanhola e de literaturas hispânicas na Faculdade de Letras, na habilitação em Espanhol, e também atua no curso de Teatro da Escola de Belas Artes, ministrando disciplinas sobre Teorias do Texto Dramatúrgico e do Texto Espetacular. Líder do grupo de pesquisa literafro: Portal da Literatura Afro-brasileira: pesquisas em rede, é membro da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e dos grupos de pesquisa NELAP – Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas e NELAM – Núcleo de Estudos Latino-Americanos. Atualmente, é Editor da Aletria: Revista de Estudos Literários; coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA); coordenador do Projeto de Extensão Literatura Afro-brasileira em Foco (PROEX – CENEX/FALE); e subcoordenador do Programa Letras e Textos em Ação (Programa de Extensão vinculado à PROEX e ao CENEX/FALE). Integra o Mayombe Grupo de Teatro, desde sua fundação, em 1995. É membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (AICT-IATC), crítico do site Horizonte da Cena e integra a equipe de pesquisadores do Projeto Minas Mundo. Coordenou o CEA – Centro de Estudos Africanos, órgão ligado à Diretoria de Relações Internacionais da UFMG no período de junho de 2018 a fevereiro de 2023). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: literaturas hispânicas, performances, rituais afro-brasileiros, teatro negro e teatro latino-americano, destacando o livro O Teatro Negro em Perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba (Malê, 2017)

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