Virtual Etnomatemática – Brasil (VEm Brasil)

O VEm Brasil (Virtual Etnomatemática (Em) – Brasil) é uma iniciativa da comunidade EtnoMatemaTicas Brasis, ligada à coordenação no Brasil da Red Internacional de Etnomatemática, uma instituição de voluntários distribuídos, hoje, por 53 países da África, das Américas Central, Norte e Sul e Caribe, da Europa, Ásia e Oceania.

EtnoMatemaTicas Brasis concebe a importância de reunir pessoas, grupos, comunidades e instituições, dispersos pelo Brasil e pelo mundo afora, ao destinar 40 (quarenta) horas ininterruptas à reflexão e discussão sobre EtnoMatemaTicas. O evento, totalmente virtual, será mediado por multimídias gratuitas, buscando lançar mão do potencial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para promover bate-papos, palestras, exposições (de pesquisas, atividades, vivências), documentários, entrevistas, dentre outras formas de comunicação ao vivo ou gravadas, e a interação efetiva entre proponentes e espectadores, durante as apresentações.

O Brasil é um país de grande extensão e diversidade ambiental e sociocultural, rico de saberes e fazeres (EtnoMatemaTicas) que devem ser eticamente considerados, sem hierarquias, sem interesses pontuais de poder político, econômico ou qualquer outro. Por entender que esta é uma questão essencial à qualidade de vida do nosso povo, ao respeito e à valorização de nossas diferenças e ao caminho adequado para lidar com elas, e à sustentabilidade em geral, a participação no VEm Brasil é livre a interessados e curiosos, exceto aos proponentes de trabalhos e atividades e aos espectadores que desejem receber certificado, que fazem um investimento simbólico para a sua operacionalização. Ademais, as propostas veiculadas nos 2 dias do Vem Brasil ficarão disponíveis na internet ao acesso de todos, incluindo uma coprodução literária de matérias e materiais diversos, que receberá o nome de e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis.

A meta do VEM Brasil é envolver pessoas de todos os Estados brasileiros e de outros países, que comunguem de problemas educacionais, políticos e socioculturais similares ou de interesse por conhecimento em geral. Hoje, há 98 parceiros: de 21 Estados do Brasil (AC, AL, AP, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MS, MG, PA, PE, PI, RJ, RO, RS, SC, SE, SP, TO) e do DF; de 12 países, da África, das 3 Américas, da Ásia e da Europa (Argentina, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Nepal, Peru, Portugal); 53 doutores e doutorandos, 21 mestres e mestrandos, e os demais, especialistas, graduados e graduandos.

Mas o que é Etnomatemática? O Programa Etnomatemática foi organizado intelectualmente por um pesquisador brasileiro, Ubiratan D’Ambrosio, com o propósito de contestar a hegemonia de alguns conhecimentos sobre outros, de ressaltar a diferença entre a ciência Matemática e o saber- fazer matemático essencial a viver e a conviver em sociedade. Assim, Etnomatemática é uma área de pesquisa e uma teoria geral do conhecimento. Para D’Ambrosio, é o estudo espacial e temporal das ticas (técnicas, artes, maneiras, habilidades) de matema (entender, explicar lidar, conviver etc.) nos distintos etnos (contextos naturais, sociais, culturais, econômicos etc.). Isso justifica o VEm Brasil priorizar o uso do plural da palavra e enfatizar os termos que a compõem: EtnoMatemaTicas; justifica também que evitemos a concepção limitada de matemáticas de etnias, sob o olhar da ciência Matemática, muito menos que outros fazeres e saberes sejam vistos como curiosidades, folclore, reforçando a marginalização desses conhecimentos em relação a outros padronizados, valorizados e validados como “de todos”, por quaisquer motivos ou interesses.

As EtnoMatemaTicas manifestam-se e têm múltiplas implicações pedagógicas, artísticas, políticas e socioculturais e vêm envolvendo simpatizantes, curiosos, teóricos e práticos, em uma diversidade de contextos, estudos e ações. O VEm Brasil gostaria de abraçar todos!

VEm Brasil 2020: doity.com.br/vem-brasil-virtual-etnomatematica-brasil Quando: 25 e 26 de abril de 2020 (40 horas ininterruptas) Inscrições de proponentes de trabalhos/atividades: 1o/11/2019 a 16/02/2020 Inscrições de espectadores: 1o/11/2019 a 19/04/2020 Investimento: R$ 5,00 (para membros da Red Internacional de Etnomatemática) e R$ 10,00 (não membros) Acesse: – Comunidade EtnoMatemaTicas Brasis – Facebook e Instagram – Red Internacional de Etnomatemática (cadastre-se gratuitamente, usufrua da promoção VEm Brasil)

https://doity.com.br/vem-brasil-virtual-etnomatematica-brasil

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo