Escrito e publicado por: Jhoária Carneiro
Revisado por: Yure Gonçalves
O VII Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) e grupos correlatos da Rede Federal, aconteceu durante os dias 14 e 16 de setembro, no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFMG) e teve como tema “Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”.
O evento representa um marco na promoção das relações raciais positivas e na valorização da diversidade étnico-racial no contexto educacional brasileiro e reuniu acadêmicos, educadores, pesquisadores e ativistas comprometidos com a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Proporcionando que os participantes compartilhassem experiências e estratégias bem-sucedidas no enfrentamento dos desafios cotidianos, o VII ENNEABI destacou discussões sobre a visibilidade dos NEABs e NEABIs a nível federal e como esses núcleos podem contribuir para a promoção das políticas de ações afirmativas.
De acordo com o professor, pesquisador e secretário-executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), prof. Delton Felipe, o ENNEABI é um momento de reflexão e fortalecimento:
“O ENNEABI foi um momento de avaliação, de acompanhamento. Um momento de fortalecimento de professores, alunos e técnicos para pensar os caminhos que a educação para as relações étnico-raciais nas instituições federais e escolas técnicas têm tomado no Brasil”, concluiu.
Quem também reafirmou e o evento como um espaço de fortalecimento foi a Profa. Dra. Lígia dos Santos, que coordenou o Fórum 2 do VII ENNEABI, com tema “Estruturação dos NEABIS na rede federal de educação técnica e tecnológica: diálogos com CONNEABS e construções particulares”, ao lado da professora Profa. Dra. SIlvani Valentim.
“A Iniciativa foi excelente e resultou em um documento com ações que serão exigidas pelo Conneabs/ABPN através dos Neasb, Neabis e grupos correlatos às gestões internas e externas às instituições de educação da rede federal EPCT. Foi um evento de intenso debate, (re)encontros, abraços, muito trabalho e avanços nas discussões acerca do papel dos Núcleos no país”. Explicou.
O VII Encontro Nacional de NEABs e NEABIs foi um marco na luta pela promoção das relações raciais e pela valorização da diversidade étnico-racial na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Além de destacar os desafios enfrentados, o evento também ressaltou a força e a unidade Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas em todo o Brasil e é uma demonstração do compromisso contínuo da ABPN e da Rede Federal com a promoção das relações raciais e a educação inclusiva no nosso país.
Confira em vídeo como foi o evento, clicando aqui.