ABPN PARTICIPA DE SEMINÁRIO QUE REÚNE ATIVISTAS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA DISCUTIR PNE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Evento foi promovido pelo Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa) e o Odara – Instituto da Mulher Negra.

Escrito e publicado por : Jhoária Carneiro

Revisado por: Helen S.

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Foto: Reprodução Odara

Educadores e ativistas da educação das regiões Nordeste e Amazônia do Brasil, estiveram reunidos durante a primeira quarta-feira de dezembro (06/12), no Seminário Nacional Populações Negras e Educação – Na luta por Reparação e Bem Viver, que foi realizado em Brasília (DF), realizado pelo Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa) e o Odara – Instituto da Mulher Negra

O Seminário teve como objetivo, encaminhar ao poder público, um conjunto de recomendações fruto dos temas e propostas sugeridas pelos especialistas em educação no encontro relacionado às 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

A presidenta da ABPN, professora Iraneide Soares, participou do primeiro seminário do dia, que teve como tema  “O PNE no contexto da educação e relações étnico-raciais”, e dividiu mesa com a Diretora de Relações Institucionais da ABPN e ativista do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa) , Maria Malcher, a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Amélia Mauraux, e a diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola, no Ministério da Educação, Vanderleia Pires.

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Iraneide Soares durante Seminário. Foto: Reprodução Odara.

Durante o seminário, Iraneide ressaltou a necessidade de considerar o papel do investimento financeiro na formulação de políticas públicas, enfatizando que avanços reais não ocorrem sem recursos adequados:

“Ao discutir o PNE na ótica étnico-racial é imprescindível abordar três pontos cruciais: o racismo, o machismo e, não menos importante, a questão financeira. Não podemos ignorar a necessidade de recursos financeiros na formulação de políticas públicas; afinal, avanços reais demandam investimentos”, afirmou a presidenta.

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Foto: Reprodução Odara

Após os seminários, os seminaristas e convidados foram divididos em grupos de trabalho, para discussão baseada nos eixos propostos pelo documento de referência para a Conferência Nacional de Educação 2024 (CONAE). Os encaminhamentos das discussões, irão compor um documento que será disponibilizado em breve, através do site da Odara:

institutoodara.org.br.

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