Segunda edição do curso “As Pensadoras Negras” evidencia a importância da produção intelectual de mulheres negras
Questões fundamentais que marcam o dia a dia, como racismo, sexismo, diáspora africana, feminismo negro, feminismo latino-americano, a cultura e as artes serão abordados nos encontros.
Carolina Iara ministrará aula inaugural *.
Maria Firmina dos Reis é a primeira romancista negra brasileira. Uma mulher nascida em 1822, em São Luís do Maranhão, que fez de seu primeiro romance, Úrsula (1859), algo até então impensável: um instrumento de crítica à escravidão por meio da humanização de personagens escravizados. Esquecida por décadas, sua obra só foi recuperada em 1962 pelo historiador paraibano Horácio de Almeida em um sebo no Rio de Janeiro – e, hoje, até seu rosto verdadeiro é desconhecido.
Para evidenciar a importância da produção intelectual de mulheres negras, como a de Maria Firmina e compartilhar conhecimentos que ajudam a interpretar a sociedade, a Escola As Pensadoras realiza a segunda edição do curso As Pensadoras Negras. No curso de estreia, em 2020, mais de 700 pessoas puderam estudar mulheres que não tiveram a devida visibilidade.
Questões fundamentais que marcam o dia a dia, como racismo, sexismo, diáspora africana, feminismo negro, feminismo latino-americano, a cultura e as artes serão abordados nos encontros. Assim como, a vida das mulheres negras e sua incansável luta pela sobrevivência e também pela sobrevivência dos seus.
Além de Maria Firmina, a vida e a obra das intelectuais Lélia Gonzalez, Mara Viveros-Vigoya, Neusa Santos Souza e Vitória Santa Cruz, serão estudadas. O corpo docente é composto pelas professoras: Karina França, Lívia Guimarães, Fernanda Miranda, Wallesandra Souza Rodrigues e Danielle Almeida. Todas as aulas são em formato virtual nas terças-feiras, das 19h às 21h, nos dias 13/04, 20/04, 27/04, 04/05 e 11/05.O curso terá carga horária total de 20 horas, com certificação pela Escola As Pensadoras. As inscrições são realizadas pelo site:
* A aula inaugural será ministrada pela mestranda em Ciências Humanas e Sociais na UFABC, escritora, socialista e poeta, Carolina Iara, dia 12 de abril às 19h, no canal das Pensadoras no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCjW9q4BnKjOXxhIrc4zMs4A/featured). Sobre CarolinaMulher intersexo, travesti, positHIVa e negra. CoVereadora da Bancada Feminista do PSOL SP, eleita com 46.267 votos, numa Mandata coletiva de cinco mulheres.
Sobre a Escola
A Escola As Pensadoras é estruturada virtualmente e tem como objetivo oferecer formação continuada e estudo do pensamento de mulheres guiados por mulheres intelectuais, promovendo o desenvolvimento do pensamento emancipatório. Para isso, apresenta uma agenda democrática de cursos de curta, média e longa duração. Os cursos são encabeçados por um corpo docente qualificado e representativo, de todos os lugares do país, de Universidades reconhecidas e valorizadas pela sua capacidade de produção ética de conhecimento.