Programa CAPES – Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA

O programa é realizado pela CAPES em cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – Comissão Fulbright.

Tipo de programa

Bolsa Individual

Objetivo

O Programa CAPES – Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA tem como objetivos:

a) Formar recursos humanos de alto nível nos EUA, como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pela pós-graduação no Brasil, para candidatos com excelente desempenho acadêmico, e com propostas de pesquisa que não possam ser realizadas total ou parcialmente no Brasil.

b) Fomentar a formação de líderes que possam contribuir significativamente para a pesquisa no Brasil e no mundo nas áreas relacionadas ao Programa.

c) Fortalecer as áreas de conhecimento em consolidação no Brasil.

d) Ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior.

e) Ampliar o acesso de pesquisadores(as) brasileiros(as) a universidades de excelência dos EUA.

f) Proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

Itens Financiáveis

Benefícios custeados pela CAPES:

Nos três primeiros anos do doutorado, o bolsista receberá os seguintes benefícios:

Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã.

Estipêndio mensal variável, conforme o campus e de acordo com os valores estabelecidos pelo Departamento de Estado dos EUA para bolsistas de intercâmbio em dedicação exclusiva. A bolsa será paga diretamente ao bolsista, exclusivamente nos meses de efetiva permanência nos EUA e por no máximo 36 meses. Será concedido adicional de 50% do valor do estipêndio mensal para cobrir despesas de um dependente, exclusivamente ao cônjuge ou ao filho ou à filha. Dependentes adicionais são de inteira responsabilidade do bolsista que deverá demonstrar possuir recursos mensais equivalentes a 25% do estipêndio mensal por dependente, para poder solicitar o visto.

Seguro saúde para o bolsista e um dependente, conforme descrito no item b) acima, e ressalvado o disposto no Termo de Compromisso (Anexo I) do presente edital.

Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica e para um dependente, conforme descrito no item b) acima. A(s) passagem(s) de volta será concedida desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos.

Auxílio instalação.

A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista. Durante este período, o adicional de 50% do valor do estipêndio mensal e o seguro saúde para o dependente continuarão a ser pagos diretamente ao bolsista pelo Programa.

Benefícios custeados pela Fulbright:

Participação no seminário de orientação pré-partida no Brasil

Isenção da taxa do Visto J-1

Duração de bolsa

Até 6 (seis) anos, condicionada à aprovação do relatório anual de atividades do bolsista.

Inscrição

As inscrições serão gratuitas e admitidas, exclusivamente, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição na seção “Links disponíveis” na presente página. Deverão ser seguidos as orientações estabelecidas e os prazos definidos no Edital.

A CAPES e a Comissão Fulbright não se responsabilizarão por inscrição não concretizada em decorrência de problemas técnicos, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

Links disponíveis

https://inscricao.capes.gov.br

Contato

inscricao.fulbright@capes.gov.br

phd@fulbright.org.br

Mais informações em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/estados-unidos/programa-capes-fulbright-de-doutorado-pleno-nos-eua

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo