Escrito e publicado por Jhoária Carneiro
Revisado por Helen S.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reabriu as inscrições do Edital nº 16/2023, do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. Agora, as propostas para recebimento de recursos para bolsas no exterior, voltadas à promoção de ações afirmativas, podem ser apresentadas até o dia 29 de setembro pelo Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes).
Os projetos deverão abordar os seguintes tópicos: a luta contra o racismo; a disseminação do conhecimento acerca da história e cultura afro-brasileira e indígena; a promoção da educação intercultural; a busca pela acessibilidade e inclusão, bem como o desenvolvimento de tecnologia assistiva. As iniciativas também podem estar vinculadas à pesquisa e ao aprimoramento de produtos, dispositivos, serviços e métodos direcionados para a autonomia das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Serão escolhidos até 45 projetos de pesquisa, com um investimento potencial de até R$ 260 milhões ao longo de quatro anos, com um limite de aproximadamente R$ 5 milhões por proposta.
A divulgação dos resultados está programada para janeiro e o início das atividades está previsto para fevereiro de 2024. Para obter mais informações sobre o cronograma e elucidar dúvidas, entre em contato pelo e-mail: inscricao.abdias@capes.gov.br ou visite clicando aqui a página do programa no site da CAPES.