Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, participa de Conferência Internacional na Nigéria

Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, participa da 1ª Conferência Internacional  do Centre for Afrobrazilian Studies, na Nigéria.

No mês de fevereiro aconteceu na Universidade Estadual de Lagos, na Nigéria, a 1ª Conferência Internacional  do Centre for Afrobrazilian Studies – LASUCAS / Centro de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Lagos. As primeiras sementes para a construção e frutificação em Lagos, foram plantadas no ano passado quando o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos coordenou uma pequena comitivas composta por intelectuais negros, cineastas e religiosos, para uma incursão religiosa (adeptos das religiões de matriz africana), intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a Nigéria.

O encontro de 2019, que aconteceu quase na mesma época, entre os dias 7 e 8 de fevereiro, contou também  com o apoio e coordenação do Prof. Dr. Tayo Ajayi, Prof. Dr.  Harrison Adeniyi e do apoio e cooperação do PANAFSTRAG (Grupo Pan Africano de Pesquisa Estratégica e Política), através do Gen. Ishola Willians. A proposta, que parecia “tímida” e “embrionária”, ganhou forma e corpo no decorrer do ano de 2019, e alcançou a adesão e o desejo de vários pesquisadores africanos e afro- diáspora para a concretização.

“Fruto de um esforço coletivo, entre os professores e pesquisadores da Universidade do Estado de Lagos e pesquisadores brasileiros. Esforços esses, que são possíveis de ser mensurados através de todas a organização do evento. E não tenho duvidas de que está em contato com uma universidade africana, tal como é a Universidade do Estado de Lagos, irá possibilitar aos participantes uma redimensão sobre as formas dever, enxergar e interpretar a África”, completou Ivanir dos Santos. Tendo como tema central: “AFRICA/BRAZIL: SHARING UNDERSTANDING ON THE BLACK DIASPORA IN THE NEWWORLD”, a 1ª Conferencia Internacional do Centre for Afrobrazilian Studies (LASUCAS), reuniu vários pesquisadores, de diversas universidades, dentro e fora do continente africano, que se debruçam sobre temas sobre as”africanidades” para que juntos possam pensar e construir estratégias em prol de um estreitamente do laços entre as comunidades africanas e os afro-descentes, principalmente no Brasil. Além da Conferencias haverá uma reunião entre o sacerdote Ivanir dos Santos,  junto com o PANAFSTRAG (Nigéria) para arealização do II COLOFEST, em conjunto com CEAP (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas), que acontecerá em novembro, na cidade do Rio de Janeiro em 2020.

“Não tenho duvidas que o trabalho que iniciamos em 2019 terá ainda mais frutos e irá reverberá para além das nossas expectativa. A 1ª edição da Conferência Internacional  do Centre for Afrobrazilian Studies (LASUCAS) é mais concreta prova de que é possível sim,  fortalecer nosso laços com as universidades africanas, ainda mais quando existe um empenho e força e de vontade, e logo todas as barreiras são vencidas”, completou Ivanir, que virou um dos maiores símbolos de resistência contra as violações aos direitos humanos no Brasil, e vem há décadas colocando em foco e revitalização da histórica de matrizes africanas, assim como o combate à intolerância religiosa.

Confira o fala do Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos:

Veja algumas fotos da conferencia:

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo