Prêmio BALOGUN Abdias do Nascimento

PRÊMIO BALOGUN ABDIAS DO NASCIMENTO DE ARTIGOS E PESQUISAS CIENTÍFICAS EM CULTURAS E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

O Prêmio BALOGUN Abdias do Nascimento de Artigos e Pesquisas Científicas em Culturas e Religiões Afro-Brasileiras é uma iniciativa de um coletivo composto por professores (as) universitários (as), representantes de instituições da sociedade civil organizada, como a União Espiritualista de Umbanda e Afro-Brasileiro do Estado do Rio de Janeiro, a UEUAERJ e o Conselho Nacional de Umbanda (CNU). O coletivo denomina-se BALOGUN que significa um título militar equivalente a chefe do exército na sociedade iorubana. No sistema religioso afro-brasileiro é o cargo máximo e vitalício entre os (as) sacerdotes (sacerdotisas) do culto do Orixá Ogun no âmbito de uma casa de axé.

A primeira edição do Prêmio BALOGUN Abdias do Nascimento de Artigos e Pesquisas Científicas em Culturas e Religiões Afro-Brasileiras, em 2020, tem por objetivo a promoção das contribuições sobre temas relacionados às culturas afro-brasileiras em diferentes perspectivas e abordagens, contribuindo para a construção da sociedade e da cidadania brasileira.  O concurso faz-se fundamental para conferir à apreciação pública a divulgação e o reconhecimento de trabalhos científicos sobre as culturas e a dimensão das práticas afro-brasileiras em todo o país. 

O Prêmio BALOGUN Abdias do Nascimento de Artigos e Pesquisas Científicas em Culturas e Religiões Afro-Brasileiras tem por objetivo principal premiar artigos de profissionais e estudantes. A inscrição é destinada a egressos do ensino médio, universitários (as), graduados (as) e pós-graduados (as), por meio da produção de pesquisas que abordem temas afro-brasileiros e sobre negros (as) produtores (as) de conhecimento científico. 

JUSTIFICATIVA

O Prêmio BALOGUN Abdias do Nascimento de Artigos e Pesquisas Científicas em Culturas e Religiões Afro-Brasileiras objetiva identificar e premiar pesquisas sobre a Cultura, História e Geografia afro-brasileira. Iniciativas como estas devem ser frequentes no Brasil. Esta iniciativa é uma sinalização importante para a sociedade brasileira a respeito do papel fundamental que tem a ciência no desenvolvimento social, econômico, político e cultural. 

FINALIDADE E TEMA

O Prêmio BALOGUN Abdias do Nascimento de Artigos e Pesquisas Científicas em Culturas e Religiões Afro-Brasileiras, tem por objetivo selecionar até 21 (vinte e um) artigos que irão compor uma publicação em formato de livro sobre a construção e reconstrução de práticas afro-brasileiras, com base em uma ou mais categorias descritas abaixo.

  1. Umbandas
  2. Nações do Candomblé
  3. Outras religiões de matrizes africanas e ritualísticas
  4. Gastronomias 
  5. Tecidos e vestuário 
  6. Música, canto, percussão e dança
  7. Literatura afro-brasileira 
  8. Territórios de povos tradicionais: quilombolas, afro-indígenas etc. 
  9. Negros (as) produtores (as) de conhecimento científico

O pré-requisito fundamental é que a pesquisa tenha como base assuntos relacionados às categorias supracitadas e seja desenvolvido nas mais várias áreas do conhecimento, como Geografia, História, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Comunicação Social, Letras e Literatura, dentre outras. 

HABILITAÇÃO

1 – Poderão participar do concurso, com trabalho único, brasileiros (as) ou estrangeiros (as) residentes no país.

2 – Somente será admitido trabalho inédito, redigido em norma culta da língua portuguesa, devendo, ainda, atender aos seguintes requisitos:

  1. Ser assinado por, no máximo, três autores;
  2. Ter no mínimo 12 (doze) e no máximo 20 (vinte) laudas de texto, incluindo os anexos;
  3. Resumo contendo, no mínimo 100 e no máximo, 150 palavras
  4. Formatação das laudas: fonte Times New Roman, alinhamento justificado, corpo 12, espaçamento entrelinhas de 1.5, notas e citações em corpo 10, citação recorrida de 4 (quatro) centímetros quando dispor de quatro ou mais linhas;
  5. Citações e referências bibliográficas que respeitam as normas ABNT;
  6. Apresentar folha de rosto (primeira página) contendo apenas o nome completo, e-mail e filiação institucional do/da(s) autor/autora(s).
  7. Não ter nenhuma informação que possibilite a sua identificação a partir da segunda página, a fim de respeitar a análise cega dos artigos que serão distribuídos aos membros da Comissão Científica;
  8. Exibir o título do texto na folha de rosto e na segunda página;
  9. Anexar no formulário eletrônico: https://forms.gle/LjEuQNCXRnm2mpFv5  uma fotografia dos seguintes documentos: 

– Documento de identidade (RG ou CNH) com data de expedição e órgão expedidor e CPF;  

– Documento comprobatório de quitação eleitoral (não obrigatório para menores de 17 anos). 

– Se estrangeiro, documento comprobatório de regularidade no território nacional; 

– Documento comprobatório do mais recente nível de escolaridade.

– Se houver: Currículo Lattes atualizado, a partir de 01/03/2020;

3 – O(s) autor(es) deverão estar em pleno exercício dos direitos autorais sobre a obra, não havendo qualquer condição que possa limitar a edição e a publicação do trabalho científico pelo BALOGUN e instituições parceiras. 

4 – O aceite do trabalho será publicado no site oficial do BALOGUN (https://balogun.com.br/) até 10 (dez) dias úteis após a data final fixada neste edital para a entrega dos trabalhos. 

5 – É vedada a participação no concurso de servidor, prestador de serviço ou dirigente do BALOGUN e instituições parceiras. 

6 – As condições do aceite devem ser mantidas durante todo o concurso, sob pena de eliminação do (a) participante.

INSCRIÇÃO E ENTREGA  DOS ARTIGOS

  1. O artigo e a documentação supracitada deverão ser enviados para o seguinte formulário eletrônico: https://forms.gle/LjEuQNCXRnm2mpFv5, até o dia 15 de setembro de 2020.
  2. Os trabalhos que não chegarem até a data prevista não serão aceitos.
  3. No caso de trabalho em grupo (até 3 integrantes), deverá ser designado um representante que informará esta condição no formulário de inscrição e responderá para todos os fins de direito perante os organizadores do concurso.
  4. As inscrições no Prêmio BALOGUN Abdias do Nascimento de Artigos e Pesquisas Científicas em Culturas e Religiões Afro-Brasileiras são gratuitas.

JULGAMENTO

  1. Em primeiro momento, os artigos passarão por uma avaliação pelo Editor que comprovará que o texto pertence a uma das categorias e que não há nenhuma quebra do anonimato. Qualquer texto que fuja das categorias indicadas nesse Edital ou que não respeite as regras de anonimato, serão desconsiderados no processo avaliativo;
  2. A Comissão Científica será composta por membros do BALOGUN e convidados de notório saber na temática.
  3. A Comissão Científica examinará os trabalhos até novembro de 2020
  4. A Comissão Científica buscará artigos que contemplem, ao máximo, a diversidade das temáticas e campos de conhecimento distintos;
  5. A Comissão Científica é soberana em suas decisões.
  6. São critérios para desclassificação:
  • O não cumprimento de alguma das exigências do regulamento;
  • Prática que identifique o/s (a/s) autor (es/as);
  • Plágio.
  1. Poderão ser selecionados até 21 (vinte e um) trabalhos. A Comissão Científica poderá reduzir o número de autores (as), caso os trabalhos inscritos não cumpram as exigências deste documento. 
  2. Fica, também, a critério da referida Comissão, a concessão de Menção Honrosa. 
  3. Os (as) autores (as) dos artigos aprovados autorizam a publicação.

RESULTADO

O resultado do concurso será divulgado no mês de novembro, em sessão pública, em local, horário e data a serem informados posteriormente pela página do BALOGUN na internet: https://balogun.com.br/.

PREMIAÇÃO

  1. O prêmio será a publicação de até 21 (vinte e um) artigos aprovados pela comissão científica em um livro editorado. O livro produzido contará com diferentes apoios institucionais e de divulgação midiática.
  2. O BALOGUN publicará os trabalhos premiados no prazo de até 1 (um) ano da data de divulgação do resultado desta edição.
  3. Demais premiações poderão ser definidas posteriormente pela Comissão Científica formada pelo BALOGUN. 

DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos excepcionais serão resolvidos pela Comissão Científica.

Uma via de cada obra inscrita no concurso será incorporada ao acervo do BALOGUN, ficando à disposição de pesquisadores (as), estudantes e interessados (as) em assuntos relacionados às temáticas afro-brasileiras.  

Em caso de dúvidas, contatar a comissão organizadora por meio do seguinte e-mail: premiobalogumciencia@gmail.com

Mais informações em:https://balogun.com.br/index.php/concursos/premio-abdias-do-nascimento/edital

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo