A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (APBN) tem como finalidade congregar pesquisadores visando desenvolver, integrar, divulgar e promover a pesquisa, a educação e a aplicação responsável do conhecimento, como forma de impulsionar o desenvolvimento humano e socioeconômico sustentável do País e do mundo. A sintonia entre movimento social, educação básica, ciência e saberes tradicionais é responsável por atribuir característica peculiar a esta associação. A ABPN tem maturidade e respeito junto à sociedade civil; junto às outras sociedades científicas, incluindo as coirmãs do exterior ASOCIACIÓN DE INVESTIGADORES/AS NEGROS/AS DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE –AINALC e a World Education Research Association (WERA). Junte-se a nós! Ao associar-se à ABPN, você estará contribuindo para a manutenção e ampliação das várias atividades da Associação. Veja algumas ações, e vantagens que a ABPN oferece aos seus sócios:
- A ABPN edita um periódico científico bem conceituado a Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.
- A Associação tem perfil único no país, a saber, na América do Sul, e hoje conecta 156 NEABs/NEABIs e entidades correlatas.
- O Congresso Nacional de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE) é um dos mais expressivos eventos científicos do país; sócios têm custos de inscrição diferenciados, assim como tem em todos os eventos chancelados pela ABPN.
- A ABPN tem um papel muito relevante na definição de políticas de ações afirmativas no país e na América Latina e tem tido representação ativa em diversos órgãos governamentais e inclusive em conselhos e fóruns científicos. A ABPN é a representante dos pesquisadores/as negros/as no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial -CNPIR, no Fórum Permanente de Igualdade Racial- FOPIR, na Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (CADARA) ainda é a interlocutora no que se refere aos direitos da população negra nos diferentes órgãos de fomento, ministérios, congresso nacional, ONGs, etc. E tem se destacado pela ação proativa na luta pelos direitos adquiridos, e pela melhoria da qualidade, da gestão e da quantidade de recursos do sistema de ciência e educação do país.
- A ABPN é formalmente consultada para indicações de nomes para os comitês de assessoramento das principais agências de fomento à C&T. E muito mais…
JUNTE-SE A NÓS PARA RESISTIR E LUTAR CONTRA A EXPROPRIAÇÃO DA CAPACIDADE INTELECTUAL DE CIENTISTAS NEGROS(AS).
FILIAR-SE A ABPN – https://www.membros.abpn.org.br/
No vídeo acima, trouxemos um pouco da experiência de Lucas Guzzo, associado à ABPN desde 28 de março de 2018. Lucas, obrigado por somar com a nossa associação!!