O Curso
No dia 7 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha. Desde a sua publicação, a lei é considerada pela Organização das Nações Unidas como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Na semana em que comemoramos 15 anos de lei venha aprender com a gente sobre Maria da Penha, a lei e sua aplicação.
A Programação
04/08 (quarta-feira) – 19 horas
Vida – Maria da Penha
05/08 (Quinta-feira) – 19 horas
Obra e luta contra a violência contra as mulheres
06/08 (sexta-feira) – 19 horas
Legado e a Lei Maria da Penha
A Professora
Ana Luisa Hickmann
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, vinculada à linha de pesquisa Práticas e Saberes. Bacharel em Antropologia e Diversidade Cultural Latino-Americana. Pesquisa na área de estudos de gênero, políticas públicas e violência contra as mulheres. Integrante do Grupo de Pesquisa Gênero e Poder na América Latina e Caribe. Atuou como voluntária em pesquisa de Iniciação Cientifica referente à violência contra as mulheres, intitulada O CRAM Rejane Marisa Dal Bó e sua importância para o enfrentamento da violência e como bolsista do projeto Currículo e formação do antropólogo latino-americano em perspectiva comparada do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA). Além disso, participou como voluntária do projeto de extensão Precisamos e Vamos Falar de Violência! na UNILA. Criadora do projeto Ana Mete a Colher, que visa difundir informações relacionadas ao tema da violência contra as mulheres, como uma forma de prevenção. Integrante do Grupo Lélia Gonzalez.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2505171166140269
Informações Gerais
Inscrições abertas
Valor do investimento R$ 18,00 Reais
Aulas pela plataforma Zoom
Materiais disponíveis no Drive do curso por 7 dias
Certificado de 8 horas
Vagas limitadas
Contato: coletivoredesemmovimento@gmail.com
Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/coletivo
Referencias
PENHA, Maria da. Sobrevivi Posso Contar. São Paulo. Armazém da Cultura. 2012.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SAFFIOTI, Heleieth. I. B. Gênero e patriarcado. In: VENTURI, Gustavo; RECAMÁN, Marisol; OLIVEIRA, Suely de. A mulher brasileira nos espaços públicos e privados. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.
TELES, Maria Amélia de Almeida & MELO, Monica. O que É Violência Contra a Mulher. São Paulo. Brasiliense. 2002.
Organização
Coletivo Redes em Movimento
Grupo de Estudos e Pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez
Apoio
El Telar – Comunidade del Pensamiento Feminista Latino-americana