Nota Oficial: Transição na Editoria-Chefe da Revista ABPN 

Em uma transição altiva e eterna homenagem ao Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva, apresentamos a nova editora-chefe da Revista ABPN: a Drª. Renata de Melo Rosa. 

whatsapp-image-2025-07-23-at-19-19-59

Boas-vindas à Dra. Renata de Melo Rosa, a nova editora-chefe 

Com vasto conhecimento acadêmico e profissional, a Drª. Renata Rosa dará continuidade ao trabalho da ABPN, enquanto editora-chefe da Revista. Graduada em Sociologia e Antropologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( 1997 ), mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( 1999 ) e doutora em Antropologia da América Latina e Caribe pela Universidade de Brasília (2003) e pós -doutorado pelo Instituto Nacional de Administração, Gestão e Altos Estudos Internacionais da Universidade do Estado do Haiti (2007), a Drª. Renata possui formação multidisciplinar e internacional.  

Sua experiência  como coordenadora do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) de 2006 a 2019 e seu trabalho em temas como história política haitiana, racismo e “frágeis”, a falta de participação de mulheres negras na política e a inclusão de gênero e raça nas estratégias de cooperação Sul-Sul demonstram seu profundo engajamento com questões sociais e políticas contemporâneas. Além de sua atuação como pesquisadora do Instituto Ideaz-Viena/Áustria, a Dra. Renata Rosa é diretora do Instituto Maria Quitéria e presidente da Dominico Brasileira  de Empreendedorismo Social , cargos que demonstram sua liderança e dedicação ao desenvolvimento social e à equidade. A ABPN e seus(uas) associados(as) dão as boas – vindas à Drª. Renata Rosa, estamos confiantes de que seu conhecimento e objetivos contribuirão significativamente para nossa missão de promover  o debate e a pesquisa sobre questões afro-brasileiras e africanas.

Homenagem ao Professor Doutor Paulo Vinícius Baptista da Silva

Uma figura-chave e inspiradora para a comunidade acadêmica brasileira e para a ABPN foi o Professor Paulo Vinícius Baptista da Silva. Com uma sólida formação acadêmica que incluiu bacharelado e licenciatura em psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1991), mestrado em educação pela mesma instituição (1996) , doutorado em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-graduação em análise crítica do discurso pela Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, 2014), dedicou sua vida à pesquisa e ao ensino.  Após lecionar na Universidade Federal do Paraná desde 1995, tornou-se Superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD-UFPR) em 2017. 

whatsapp-image-2025-07-23-at-19-23-56

Sua vasta experiência  em pesquisa online, tanto em projetos regionais quanto nacionais (como “Educação e relações ético-raciais: o Estado da Arte”) e em projetos internacionais (“Racismo e Discurso na América Latina”), evidencia sua dedicação à produção de conhecimento pertinente. Destacaram-se igualmente suas ações no departamento de ciência e tecnologia: coordenaram o PPGE-UFPR/UFAC DINTER, o Programa de Pós-Graduação em Educação, o GT Educação e Relações Raciais da ANPED e representaram o Sul na Diretoria da ABPN.  Fui o fundador e editor do Journal of African and Afro – Brazilian Studies. Em 2022, assumi a função de editor da Revista ABPN. 

A gestão da Educar em Revista ( 2009-2011 ) elevou a publicação à classificação A1 no Qualis Avaliação da CAPES, um testemunho de seus objetivos e habilidades.  Como palestrante em conferências, o Professor Paulo Vinícius apresentou palestras em diversas universidades no Brasil e no exterior, consolidando sua reputação como uma voz respeitada e influente.  Com sua ênfase em relações raciais, racismo, políticas afirmativas e direitos humanos , sua contribuição para a educação é uma referência que continuará a inspirar as gerações futuras. 

Agradecemos a todas as pessoas pelo apoio contínuo e reafirmamos nosso compromisso com  a excelência acadêmica e a relevância social de nossas publicações.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo