Neiab lança dois livros digitais

Publicado em parceria com a Editora Uniedusul, os e-books debatem questões ligadas à inserção da população negra nas universidades

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab) da UEM publicou, em parceria com a , dois e-books. Trajetórias Negras na Universidade: o impacto das cotas raciais no ensino superior e Trajetórias Negras na Universidade: resistência, histórias e intelectualidades.

Organizado pelos professores Delton Aparecido Felipe, Lilian Amorim Carvalho e Marivânia Conceição Araújo, o primeiro e-book promove a discussão sobre o impacto da implementação da política de cotas raciais em universidades de todo Brasil, bem como a permanência desses estudantes no ensino superior. O material, elaborado a partir do trabalho de vários pesquisadores, traz para o debate a luta antirracista, rompendo paradigmas sobre as cotas raciais nas universidades.

Os 22 capítulos do livro estão agrupados em duas partes: “Cotas Raciais: acesso e permanência” e Sociabilidades Negras e o Impacto das Ações Afirmativas. Para baixar o livro completo clique aqui.

45f7dd_25a0b96e632e416eb851c7ce1c9be901_mv2

Trajetórias Negras na Universidade: resistência, histórias e intelectualidades debate a inserção da população negra nas universidades, hegemonia racial nas universidades, movimentos negros, presença negra feminina nas universidades, entre outros temas relacionados à existência e resistência negra universitária.

Sob a organização dos professores Marivânia Conceição Araújo, Liege Torresan Moreira e Delton Aparecido Felipe, a obra traz 21 capítulos divididos em duas partes: “Ser Negro e Negra no Ensino Superior: a construção de uma possibilidade de existência” e “Negras e Negros na Universidade: resistência e luta para a transformação do pensamento acadêmico eurocêntrico”. Clique aqui para baixar o livro.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo