Mesa Redonda Remota “Mulheres Negras nas Ciências”

Acontece  hoje, 13, às 18 horas, a Mesa Redonda Remota “Mulheres Negras nas Ciências”, atividade construída desde 7/10 entre os NEABI Nilópolis e Volta Redonda.

Os organizadores ressaltam que haverá relatos sobre os desafios que as mulheres negras superam nas diferentes áreas das ciências. O evento contará com a participação de  Sônia Guimarães,  PhD em Física da Matéria Condensada pelo Instituto de Ciência e Tecnologia The University of Manchester, Inglaterra; Mestre em Física Aplicada USP campus São Carlos e Licenciada em Física pela Universidade Federal de São Carlos. Profa. do ITA; Conselheira Fundadora da ONG AFROBRAS; mantenedora da Universidade Zumbi dos Palmares; Conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Cidade de São José dos Campos; Membro do Grupo de Trabalho de Equidade Racial na Física da Sociedade Brasileira de Física – SBF. Luta contra o racismo e discriminação de gênero e ministra palestras motivacionais.

A Mesa contará, ainda, com  Mychelle Alves, doutora em Tecnologia de Processos Químicos/UFRJ; Chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do INCQS/Fiocruz e vice-presidente do Sindicato dos trabalhadores da Fiocruz (Asfoc/SN).

A mestre em Química pela UFF (2011), Claudiane Canuto, que é bacharel e licenciada em química; perita Criminal, vinculada à Secretaria de Estado de Polícia Civil – RJ e também ativista da Rede de Mulheres Negras RJ, diante de suas vivências profissionais, enriquecerá o debate.

E, por fim, a bancada terá Rosalia de Oliveira Lemos, professora titular do IFRJ Campus Nilópolis; coordenadora do NEABI Campus Nilópolis. Doutora em Política Social (UFF); bacharel e licenciada em Química (UFF); Elaborou e coordenou o Projeto Diálogos sobre Diversidade e a Lei 10639/03 (IFRJ/COGED/PROEXT/2011); professora do Curso Esp. Avaliação de Políticas para a População Negra (UFF); ativista da Rede de Mulheres Negra RJ e Feminista Negra.

A mediação ficará a cargo da coordenadora do NEABI Campus Volta Redonda, Jacqueline Gomes Vicente, doutora em Letras pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada (UFRJ); professora Profa. do IFRJ campus Volta Redonda; Mestre em Letras (PUC/RJ).

Inscrições: https://bit.ly/382zQY2

Link da transmissão: Canal NEABI Youtube:  https://bit.ly/3kw0POi

Página NEABI Facebook: https://bit.ly/2UpjwZi

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo