A ABPN se despede de Marta Almeida, Coordenadora Nacional de Organização do Movimento Negro Unificado (MNU); Conselheira Nacional de Saúde (CNS); Ekedji; Pedagoga; Ativista dos Direitos Humanos
Escrito por Helen S.
Revisado e publicado por Yure Gonçalves

A ABPN lamenta profundamente o falecimento de Marta Almeida, Coordenadora Nacional de Organização do Movimento Negro Unificado (MNU), Conselheira Nacional de Saúde, onde representava a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps), integrava a Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição e a Comissão de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Marta era também ekedji, filha de Oyá, pedagoga, ativista dos Direitos Humanos e LGBTQIA+, militante e companheira incansável pelos direitos da população negra, mãe, irmã e filha. Uma figura ímpar que conquistava a todas as pessoas com a sua força.
Que Oyá a conduza ao Orun, onde possa ser recebida com as honrarias de quem orgulhou seus ancestrais e construiu legado para quem fica. Marta Almeida PRESENTE HOJE E SEMPRE!