Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros receberá nova parceira do governo estadual

A experiência singular que levou acadêmicos da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO) da UFMA à nação de Cabo Verde no ano passado suscitou, nesse sábado, 6, por parte do Governador do Maranhão, Flávio Dino, a motivação para a assinatura de novo Termo de Cooperação Técnico-Científica para a realização de Trabalho de Campo, dessa vez, em Moçambique.

A parceria visa proporcionar à 60 integrantes do curso, o intercâmbio com país africano em 2020, além de possibilitar a realização de formação de professores da educação básica do Maranhão. Na oportunidade, integrantes da LIESAFRO entregaram uma carta à Flávio Dino agradecendo o apoio do Governo para as ações de internacionalização que estão sendo efetuadas por meio de financiamentos da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-MA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Segundo a coordenadora do curso, Kátia Regis, a relevância dessas parcerias para o Trabalho de Campo realizado em Cabo Verde conduziu à formação de 500 professores do Estado do Maranhão e de 50 gestores de políticas para a promoção da igualdade racial este ano.

“O apoio do Governo do Estado do Maranhão para o desenvolvimento de ações de intercâmbio com países africanos está sendo fundamental para a apreensão de fundamentos epistemológicos para a realização de uma educação intercultural emancipatória, bem como propiciando visibilidade nacional e internacional para a nossa universidade e para o nosso Estado”, ressaltou Kátia.

Outros projetos de internacionalização da UFMA têm sido desenvolvidos com universidades da Europa e da África, como as cooperações com a Universidade de Coimbra (Portugal), Universität Leipzig (Alemanha) e Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Esta última parceria resultou em um trabalho de campo de professores da LIESAFRO, a partir de projetos financiados pela FAPEMA.

Como continuidade desses trabalhos, será realizado entre os dias 19 e 22 de novembro o II Colóquio Internacional de Políticas Antirracista no Mundo e a VII Semana Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. Nesta oportunidade, há intenção de ser realizada a assinatura de Memorandos de Entendimento Acadêmico, Científico e Cultural com a UPM, a Universidade Rovuma, a Universidade Pùngué e a UFMG com a possibilidade de presença de seus respectivos reitores.

MAIS INFORMAÇÕES: https://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=54475

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo