Quem somos

Fundada em novembro do ano 2000, a ABPN é uma organização sem fins lucrativos e apartidária, que se destina à defesa da pesquisa acadêmico-científica e/ou espaços afins realizada prioritariamente por pesquisadores/as negros/as, sobre temas de interesse direto das populações negras no Brasil e de todos os demais temas pertinentes à construção e à ampliação do conhecimento humano e, igualmente, ao desenvolvimento sócio político e cultural da sociedade.

No Brasil, somos um dos órgãos fundamentais da rede de instituições que atuam no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial, com vistas à formulação, à implementação, ao monitoramento e à avaliação das políticas públicas para uma sociedade justa e equânime. ​

Nossos objetivos

Gestão Baobá - (2022-2024)

iraneide-soares_abpn_gestaobaoba_uespi

Profa. Dra. Iraneide Soares da Silva

Presidenta

delton-felipe_abpn_agimcra_pesquisador-negro_uem_coordenador_acoes-afirmativas

Prof. Dr. Delton Aparecido Felipe

Secretário Executivo

silvani-valentin_abpn_gestaobaoba_2023

Profa. Dra. Silvani Valentim

Diretora de Relações Internacionais

maria-malcher_abpn_gestaobaoba_2023

Profa. Dra. Maria Malcher

Diretora de Relações Institucionais

vera-rodrigues_abpn_gestaobaoba_2023

Profa. Dra. Vera Rodrigues

Diretora de Áreas Acadêmicas

Estatuto ABPN

O estatuto da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) é um documento que define os objetivos, a estrutura e o funcionamento da associação. Aprovado em maio de 2014, o estatuto da ABPN define os seguintes órgãos da associação:

Assembleia Geral: Órgão soberano da associação, responsável por eleger a Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo.

Diretoria Executiva: Responsável pela administração da associação.

Conselho Fiscal: Responsável pela fiscalização das contas da associação.

Conselho Consultivo: Órgão consultivo da associação, composto por representantes de instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais.

O estatuto da ABPN também estabelece os direitos e deveres dos/as/es associados/as/es, bem como as penalidades aplicáveis aos/às associados/as/es que violarem o estatuto. Este é um documento importante, pois estabelece as bases para o seu funcionamento e garante a transparência e a democracia, aprovado em Assembleia Geral no dia 30 de maio de 2014 na PUC-SP. Confira o documento na íntegra clicando no botão ao lado.

CONGRESSO BRASILEIROS DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS/ES - NORMATIVAS E ORIENTAÇÕES

Orientações Gerais

Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as/es - COPENE

Outras normativas

Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as/es - COPENE