Inscrições Abertas: ABPN lança em agosto a Escola de Políticas e Ações Afirmativas

A Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN, lançará no segundo semestre de 2021, a Escola de Políticas e Ações Afirmativas (EPAA), um curso de formação acadêmico-científica e política que tem o intuito de incidir sobre o processo de renovação da lei 12.711/2012, a Lei de Cotas.

A Escola é desdobramento direto das “Webconferências CONNEABS 2020 (Consórcio Nacional de Núcleos dos Estudos Afro-Brasileiros”, responsáveis por definir a construção de uma agenda científica e política capaz de avaliar as perspectivas das ações afirmativas para além de 2022, ano da revisão da lei de cotas, propondo medidas para que elas sejam aprimoradas na próxima década (2022-2032).

Em sua primeira edição, a EPAA se apresenta como mecanismo de mobilização interna e de articulação com outros setores da sociedade. A Escola conta ainda com o apoio do Instituto Ibirapitanga, parceria que vislumbra fortalecer política e institucionalmente a ABPN.

O curso contém uma estrutura pedagógica que obedece a cinco eixos temáticos definidos em 2020 durante a webconferência “As Políticas de Ações Afirmativas (2022-2032): Plano Estratégico de Ação do CONNEABs”. São eles: “As Pesquisas em Ações Afirmativas”; “O papel do Ministério Público e da Defensoria na implementação, acompanhamento e avaliação das Ações Afirmativas”; “Ações Afirmativas no Poder Legislativo”; “Em defesa das ações afirmativas: ABPN/CONNEABs, movimento negro e movimentos sociais”, e o último eixo, “Em defesa das Ações Afirmativas”, que irá produzir documentos coletivos.

O curso possui cerca de 200 horas, e tem como público prioritário os e as membras dos NEABs (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) de todo o Brasil; as e os associados da ABPN, bem como ativistas do movimento negro. Serão 400 vagas: 300 para membros e associados e 100 para ativistas, todos por ordem de inscrição.

As inscrições serão de 30 de julho a 08 de agosto através do site da ABPN. Já os encontros serão quinzenais, todos aos sábados, de agosto a dezembro. O primeiro encontro está previsto para 14 de agosto. Associe-se à ABPN, esteja em dia com sua mensalidade e garanta sua inscrição.

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/curso-academico-cientifico-e-politico-da-escola-de-politicas-e-acoes-afirmativas__1296553

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo