Hoje tem mais uma aula do curso – Afrocuiridades: pensando gênero e sexualidade nas Améfricas

Prezadas, prezados e prezades

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) em parceria com o projeto Explore new frontiers oferecido pelo Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade da Flórida, tem o prazer de anunciar que nesta segunda-feira, dia 31 de agosto às 15:00, teremos o quinto encontro do Curso – Afrocuiridades: pensando gênero e sexualidade nas Améfricas (Curing Black Gender and sexualities in the American). Nesta aula vamos trabalhar o tema “Fechamento: Lançamento CRGS Special Issue on Gender and Sexuality in Brazil” com as convidadas:

Dr. Tanya L Saunders – Professore no Center for Latin American Studies da Universidade da Flórida, Prof. Saunders é socióloge interessade nas maneiras como a diáspora africana nas Américas usa as artes como uma ferramenta para a mudança social. Como bolsista Fulbright 2011-2012 no Brasil, Prof. Saunders começou a trabalhar em seu projeto atual sobre o Artivismo Black Queer no Brasil. Esta é uma continuação de suas pesquisas sobre raça, gênero, sexualidade e movimentos sociais baseados nas artes em Cuba. Por fim, está atualmente trabalhando em um documentário sobre o ativismo feminista negro em Cuba.

Mariana Rodrigues – Sapatão e ativista feminista que desde 2009 atua com formação de professores da rede pública de ensino e agentes de segurança pública para gênero, sexualidade e diversidade étnico-racial no Brasil. Faz parte da Liga Brasileira de Lésbicas e atualmente está concluindo seu mestrado em Estudos Latino-Americanos na University of Florida. Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Centro Latino-Americano de Sexualidade e Direitos Humanos – CLAM / Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil (2011) e em Gestão de Organizações Não Governamentais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil (2007).

Jessica Ipolito – Sapatão, gorda, negra, sagitariana, nascida no interior de São Paulo. Hoje, Jész é a primeira de sua família a ir para uma universidade pública. Ela também é a última pessoa negra da família. É a criadora e redatora do blog Gorda & Sapatão, que aborda temas como negritude, feminismo negro, lesbianismo, fatfobia e corpo gordo. Atualmente, faz parte da Articulação Nacional de Jovens Feministas Negras – ANJF, organização que reúne jovens negras de 15 a 31 anos de todas as regiões do Brasil no combate ao racismo, sexismo, LGBTfobia e outras formas de opressão. Ela trabalha como coordenadora de mídia na Revista Afirmativa, um veículo de imprensa negra que produz conteúdo online e uma revista impressa.

Simone Brandão Souza – Professora Adjunto do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Territórios, também da UFRB. Ela tem um Ph.D. Doutora em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia – UFBA. É líder do grupo LES – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidades da UFRB e pesquisadora da linha Lesbianidade, Intersecional e Feminismos do NUCUS – Centro de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades da UFBA. É lésbica militante, integrante da Rede Lesbi Brasil.

Jess OliveiraTradutora, poeta e editora negra e sapatão. Professora visitante do Departamento de Espanhol e Português do Colorado College. Ph.D. Doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bacharelado. Graduada em Alemão e Português pela Universidade de São Paulo (USP). Jess trabalha principalmente com poesia e performance em toda a Diáspora Negra, com foco nas produções negra alemã e negra brasileira em uma perspectiva comparada. É também Pesquisadora Associada do Grupo Traduzindo no Atlântico Negro – [Traduzindo no Atlântico Negro] da UFBA.

Bruna BarrosArtista negra, sapatão, tradutora, cineasta, escritora, poeta e editora. Aluna da Graduação em Inglês pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa Traduzindo no Atlântico Negro (UFBA). Literatura, poesia, cinema, tradução e adaptação estão entre os seus principais interesses, tanto na vida como no trabalho de investigador. Bruna também se interessa pelo estudo do inglês negro – ou inglês vernáculo afro-americano. No que diz respeito ao trabalho como cineasta, escreveram e dirigiram a curta-metragem “Amor de Ori” (2017) e co-escreveram e co-dirigiram o curta-metragem “à beira do planeta mainha soprou a gente” (2020), ambos os quais retratar o amor sapatão negro.

O curso será online e transmitido pelo zoom com traduções simultâneas em inglês, espanhol e português.

Participe!

Link para a 5ª aula https://us02web.zoom.us/j/5605502180

Contatos

Email: contatoabpn@gmail.com

Whatsapp: +55 34 92000-8172

Insta: @contatoabpnbr

Insta: @contatoabpn

45f7dd_1bf26aaea6d94fab9108bea97dc3571b_mv2
45f7dd_61d1030616a24c208f9d7fd5cfe733b5_mv2
45f7dd_2fd2fd3ded1e46adbdf1bad14d36edd6_mv2
45f7dd_2d8e2460d28c43d3a302fbe2d9c332bd_mv2
45f7dd_bb683f6c58e64b33908ce5f4cccc13d1_mv2

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo