HARVARD OFERTA SEMINÁRIO “O BRASIL NO OLHAR DE PENSADORES NEGROS”, MINISTRADO POR PROFESSORES PRETOS

Professores pretos de IF’s cearenses e baianas ofertam seminário em Harvard, que comporá grade do Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos, na modalidade virtual.

O seminário “O Brasil contemporâneo sob a ótica de pensadores(as) negros(as): o que temos a dizer sobre democracia, fascismo e racismo“, de autoria das(os) professoras(es) Dra. Vera Rodrigues (Antropologia/Unilab), Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim (UECE/IFCE) e Dra. Edilene Machado Pereira (Faculdade Visconde do Cairu/BA), compõe a nova lista de cursos online da certificação de Estudos Afro-Latino-Americanos, do  Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas, em Harvard.

O seminário, ministrado de forma virtual, acontece entre os meses de setembro de 2020 a março de 2021 e se propõe, nas palavras das(os) proponentes, a

analisar o contexto brasileiro  no período de 2016-2019 , o qual pode ser compreendido como de “ruptura democrática” ao “avanço do fascismo e racismo”. A análise privilegia o campo de estudos de relações raciais, por meio do pensamento teórico e político de intelectuais negros(as) da atualidade. A justificativa é de que a maioria das análises em evidência não contemplam a população negra, seja como sujeitos produtores(as) de conhecimento sobre o tema ou como público preferencial dos avanços do conservadorismo  que se fazem sentir no desmonte das políticas públicas de promoção da igualdade racial; no aumento das taxas de feminicídio entre mulheres negras ou ainda nos eventos de racismo religiosos contra espaços e praticantes de religiões de matriz africana.

Na grade do seminário, serão debatidos os seguintes tópicos:

  • “Golpe 2016: misoginia, racismo e ruptura democrática”.
  • “Morte à democracia: o caso Marielle Franco”.
  • “Ascensão do fascismo e racismo: os ataques às conquistas negras”.
  • “Mulheres Negras Resistem: a resposta”.

A iniciativa integraliza o currículo do Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos, que vem a ser uma série de cursos na modalidade virtual de desenvolvimento profissional dedicados ao estudo das experiências, histórias, contribuições e desafios da população afrodescendente na América Latina desde a época colonial.

Os cursos são oferecidos por uma equipe internacional de acadêmicos reconhecidos que contribuíram substancialmente para o desenvolvimento do campo dos estudos afro-latino-americanos. São destinados a estudantes, ativistas, funcionários públicos, acadêmicos e ao público em geral, especialmente na América Latina.

As inscrições para a Certificação em Estudos Afro-Latino-Americanos seguem abertas, além de ofertar bolsas integrais e parciais que recebem candidaturas até o dia 30 de junho de 2020 (confira aqui como participar da convocatória para bolsas no Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos).

Para mais detalhes e informações, acesse: https://cearacriolo.com.br/novo/harvard-oferta-seminario-ministrado-por-professores-pretos/?fbclid=IwAR1QrhXTgApo_Ai8MQ9QEhSTl5ULeiYnEzMSjkJjhH6pnl3Kgy7MKmweBw8

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo