A ABPN participa do órgão do MCTI, o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia – Comitê Pop, que será responsável por assessorar a implementação do Programa Pop Ciência
Escrito por: Helen S.
Publicado por: Jhoária Carneiro
O governo federal instituiu, por meio do Decreto nº 11.754, de 25 de outubro de 2023, o Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência. O objetivo do programa é promover a popularização da ciência e da tecnologia, por meio de ações e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, bem como para a formação de cidadãos conscientes e críticos.
O Programa Pop Ciência será coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e contará com a participação de órgãos e entidades públicas e privadas. As ações e iniciativas do programa serão desenvolvidas em três eixos principais:
- Educação: promoção de ações de educação científica e tecnológica em todos os níveis de ensino;
- Comunicação: divulgação da ciência e da tecnologia por meio de diferentes meios e canais de comunicação;
- Inclusão: fomento à participação da população em atividades científicas e tecnológicas.
O decreto também institui o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia – Comitê Pop, que será responsável por assessorar o MCTI na implementação do Programa Pop Ciência. O Comitê Pop será composto por representantes de órgãos e entidades públicas e privadas, da comunidade científica e tecnológica, e da sociedade civil.
O Pop Ciência também terá como foco promover a diversidade, a equidade e a inclusão, por meio do estímulo à participação de meninas e mulheres, pessoas com deficiência, indígenas, pessoas negras, comunidades tradicionais e pessoas lésbicas, gays , bissexuais, travestis, transexuais, queers , intersexos, assexuais e outras – LGBTQIA+, de que trata o Decreto nº 11.471, de 6 de abril de 2023, no campo da popularização da ciência.
O Programa Pop Ciência é uma importante iniciativa do governo federal para promover a popularização da ciência e da tecnologia no Brasil. O programa tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, bem como para a formação de cidadãos conscientes e críticos.
Algumas das ações e iniciativas previstas para o Programa Pop Ciência incluem:
- Campanhas de divulgação científica e tecnológica;
- Projetos de educação científica e tecnológica em escolas e universidades;
- Exposições e eventos científicos e tecnológicos;
- Programas de formação de multiplicadores da ciência e da tecnologia;
- Incentivo à participação da população em atividades científicas e tecnológicas.
A ABPN celebra a implementação do Pop Ciência e do Comitê Pop, pois compreende, assim, estará atuante a partir do Comitê Pop para contribuir no âmbito do Governo Federal com o desenvolvimento do Programa, corroborando com a perspectiva de que a disseminação de informações seguras, com base científica e de maneira acessível são fundamentais para a construção e o fortalecimento de uma sociedade democrática e equânime, combatendo fake news e desinformações.