Percebendo o descaso que o poder público já pratica com as comunidades do Rio de Janeiro, o projeto Favela sem Corona foi criado com o objetivo de diminuir o impacto da epidemia de coronavírus nas favelas do município, atuando nas áreas de prevenção e apoio ao diagnóstico.
Frente de atuação
Prevenção
Através de suas redes sociais, o grupo utiliza uma linguagem informal, simples e objetiva, para manter os moradores das favelas informados sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao coronavírus, alerta de compartilhamento de notícias falsas, e divulgação de ações beneficentes das entidades e organizações que atuam nas comunidades. As doações financeiras que recebem são utilizadas para compra de sabonete, álcool gel e máscaras. Após a compra, eles entregam os itens comprados às entidades e organizações que trabalham com as comunidades. Pensando em ampliar o suporte aos moradores das comunidades, o Favela sem Corona criamos um whatsapp onde é possível fazer denúncias de violação dos direitos humanos, direitos trabalhista, violência contra a mulher e crimes contra a saúde pública. Essas denúncias são encaminhadas para autoridades competentes.
Em parceria com a bem.care o Favela sem Corona encaminha pessoas com dificuldade para lidar com o isolamento, ansiedade, medo, tristeza ou solidão por causa do coronavírus para sessões com psicólogos online.
Apoio ao diagnóstico
Para ajudar as organizações de saúde que atuam nas favelas com realização de diagnóstico, o projeto Favela sem Corona realiza a compra de testes rápidos de COVID-19 e equipamentos de proteção, que são doados a essas organizações de saúde.
Conheça o Instagram: https://www.instagram.com/p/B-mp0qnpF4B/?igshid=16sc9brmwpp7d