Faleceu o ex-reitor negro da UFMG, prf.Thomaz

Prezados Colegas,

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Professor Doutor Thomaz Aroldo da Mota Santos. O Prof. Thomaz foi professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia e orientador do nosso Programa de Pós-graduação. Aposentou-se em 2014. Durante sua carreira universitária exerceu as funções de Pró-reitor de Extensão, diretor do ICB por dois mandatos, e reitor da UFMG entre 1994 e 1998, numa época de muita dificuldade financeira, que exigiu coragem, desprendimento e habilidade política. Todas estas características o Professor Thomaz tinha de sobra. Entre 2015 e 2016 foi reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Recebeu o título de Professor Emérito da UFMG em março de 2015. Sua convicções políticas e humanitárias fizeram com que ele sempre se preocupasse com a inclusão, a assistência aos estudantes e a função social da Universidade. Em seu discurso de emerência, disse sobre a sua trajetória: “Meu empenho foi indispensável, mas eu não me fiz sozinho.

Muito devo à educação pública. Viva o povo brasileiro”

O Prof. Thomaz lutava contra um câncer, e ontem foi internado na UTI com falência renal. Infelizmente, não receberá as honras devidas aos reitores da UFMG, mas tenho certeza que estará em nossos pensamentos. O honraremos à distância, e aqueles que o conheceram e foram tocados por sua generosidade, sabedoria e conhecimento da Universidade não o esquecerão jamais.

Enviamos nossa solidariedade à Profa. Iara, sua esposa, aos filhos e netos.

Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, em luto.

45f7dd_aa4dd466b71c448786c26e748462351c_mv2

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo