Escola As Pensadoras traz Teologia Feminista para estudo

As inscrições já podem ser realizadas pelo site: www.aspensadoras.com.br.

Em fevereiro, a Escola As Pensadoras traz a Teologia Feminista para estudo e debate. O tema é inspirado pelo movimento feminista, ou seja, nasce do momento em que algumas mulheres interessadas pelo assunto e militando na causa percebem o quanto, especialmente as religiões monoteístas como o cristianismo, o islamismo e o judaísmo, exercem força repressora sobre as mulheres.

Ministrado pela professora, Marga Janete Ströher e com mediação da professora Nivia Ivette Núñez de la Paz, o minicurso ocorre de forma online, na sexta-feira (19/02), das 18h às 20h, e nos sábados (20 e 27/02), das 9h às 11h. Entre os temas trazidos está o surgimento, os conceitos, a hermenêutica bíblica na perspectiva feminista, além da teologia e corporeidade, ecofeminismo, linguagem inclusiva e linguagem sobre Deus, eclesiologia, violência religiosa, entre outros.

As inscrições já podem ser realizadas pelo site: www.aspensadoras.com.br e o investimento para estudantes é de R$35,00 e para profissionais R$ 50,00. Certificação de 10h pela Escola As Pensadoras.

Sobre as professoras:

Profa. Dra. Marga Janete Ströher, Mestra (1998) e Doutora (2002) em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo/RS. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Escola Nacional da Administração Pública (2014).

Atuou como Professora de Teologia (Teologia Feminista e Hermenêutica) e Musicoterapia na Faculdades EST (2002-2010).

Atuou como assessora especial para Diversidade Religiosas e Direitos Humanos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República de 2011 a 2014. Membro do Núcleo de Pesquisa de Gênero e do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos da Faculdades EST e do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos (REGEVI) da Faculdade Unida.

Professora colaboradora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/Sinal (Rio Branco/AC) e membro da Escuela Internacional de Filosofia Intercultural (Barcelona/Espanha

Gestora da Escola Virtual do Instituto Nacional do Seguro Social/INSS.

Pesquisadora de temas relacionados a Educação e Direitos Humanos, Filosofia Intercultural, pensamento decolonial, e Relações de Gênero, epistemologia e Teologia Feminista.

Nivia Ivette Núñez de la Paz, Professora, é pós-doutora em Teologia Sistemática (2015-2017) pela Faculdades EST, São Leopoldo (RS), com o Projeto “Em defesa da vida: da violência de gênero para relações humanizadas”, bolsa PNPD/CAPES. Doutora (2008) e Mestra (2004) em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo (RS). Licenciada em Teologia (2001) pelo Seminário Evangélico de Teologia, Matanzas, Cuba. Bacharelado em Filosofia (2015-2019) pela SINAL – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Rio Branco, Acre. Professora do Mestrado em Educação e Diretora de Tese da Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI e da Universidad Europea del Atlantico – UNEATLANTICO. Miembro de la Escuela Internacional de Filosofia Intercultural ? EIFI, Barcelona/España. É membro do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero e Violências (REGEVI) da Faculdade UNIDA de Vitória/Brasil e do Grupo de Investigación Formación, Interculturalidad e Innovación en Educación, UNINI-México e do Grupo de Pesquisa de Teologia Pública, da Pontifícia Universidade Católica, PUC – Curitiba/Brasil. Suas Áreas de Pesquisa e atuação são: Feminismos, Teologia, Filosofia, Violência contra as mulheres, Educação Popular, Interculturalidade, Ética e Direitos Humanos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3269216996688630.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo