Em parceria com UFPR e UEPG, campus Curitba participa como coorganizadora do XI Copene

Na última sexta-feira (28/02), Marcos Schiefler Filho, Diretor Geral da UTFPR – campus Curitiba, recebeu  Paulo Vinícius Baptista, superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) da UFPR, e coordenador geral do XI Copene (Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as), a fim de consolidar o papel do campus Curitiba como coorganizador do XI Copene. Na ocasião, também estavam presentes na reunião Judith Gomes, técnica do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Paraná (Neab/UFPR), Andréa Kominek, docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade e articuladora da parceria, Ivan Vicentin, diretor da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), Carlos Tenório, diretor da Diretoria de Planejamento e Administração (DIRPLAD) e Júlio César de Azevedo, diretor da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG). De acordo com Marcos Schiefler: ”Como universidade pública e federal, dentro do contexto da história brasileira, é muito importante que nós participemos do evento”.

45f7dd_2c9c8fa9beb44f11aeb880cea8350d0a_mv2

Reunião que firmou a coorganização da UTFPR no XI Copene. Autor: Ivan Vicentin

Entre os dias nove e doze de novembro de 2020, ocorre, em Curitiba, o XI Copene, com a temática “Negras Escrevivências, Interseccionalidades e Engenhosidades”. O evento será promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e pelo o Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros, representado pelo Neab/UFPR, e conta com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) como organização sede do evento.

A UTFPR atua na função de coorganizadora, assim como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); será responsável, portanto, pelo apoio em infra-estrutura e logística do XI Copene. Na função, a UTFPR oferecerá os serviços do Restaurante Universitário (RU) aos participantes do evento, assim como sediará algumas palestras e oficinas, dada a proximidade entre os campus Rebouças da UFPR – local de realização do XI Copene – e a sede Centro. A expectativa é de que circule cerca de 2000 pessoas pelo evento.

O principal objetivo do XI Copene é compor um espaço democrático para discussão de fatores étnico-raciais que permutam os cenários ocupados por pesquisadores(as) negros(as) no Brasil, assim como divulgar os projetos realizados por eles. Ainda é importante ressaltar o teor cultural do Congresso, que conta com espaços para exposições artísticas e um baile de encerramento. De acordo com Andréa Kominek, ‘’O mundo ocidental tende a achar que você só é produtivo quando está escrevendo, publicando… e a ideia é que isso (aspectos culturais e artísticos do XI Copene) também fazem parte da nossa vida. Nós somos isso também ’’.

As inscrições, assim como o cronograma do evento, já estão disponíveis. Para mais informações, acesse o site do XI Copene

Reportagem de Francisco Camolezi (ASCOM – CT)

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo