Dossiê: Migrações Internacionais e Infâncias

Dossiê: Migrações Internacionais e Infâncias

Ao fim da organização do dossiê destacamos uma sub-representação e/ou invisibilidade de concepções de infância e da presença de crianças nas experiências de mobilidade e deslocamento internacional. Dentre as lacunas e a partir da literatura acadêmica brasileira, ainda ressaltamos a quase ausência de pesquisas a respeito de crianças bem pequenas migrantes (0-6 anos). Com nossa coletânea, avançamos nessa perspectiva de estudos e descortinamos outras questões e possibilidades, trazendo à tona uma vasta complexidade, que denunciam a urgência de pesquisas que ampliem e aprofundem em temas que tenham como foco a criança, enquanto sujeito de direitos.

A Editora da Revista 0 a 6 e professora da UFSC Márcia Buss-Simão, com vasta publicação sobre infâncias e educação, acolheu nossa proposta. Nesse processo, reunimos pesquisadoras(es) de diferentes áreas do conhecimento, como Antropologia, Artes, Geografia, Educação, Sociologia, Psicologia, Direito, Literatura, entre outras. Todas(os) trouxeram para a discussão olhares que evidenciaram os diversos protagonismos e presenças de crianças em contextos de deslocamentos. E entre as(os) envolvidas(os), tivemos parceiras(os) latino-americanos, estadunidenses, europeus e asiáticos.

Finalizamos com um total de 28 textos, compostos por uma carta ao leitor, sete artigos internacionais, quinze artigos nacionais, um ensaio, dois relatos de experiência, uma entrevista e uma resenha. Por tudo, estamos muito felizes pelas contribuições e por somarem-se a esse projeto, pensado e construído em meio às incertezas e dificuldades inimagináveis oriundas da pandemia mundial. Muito obrigada(o) a cada autora e a cada autor.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis

Organizadores

Flávio Santiago

Doutorado em Educação

Pós-doutorando em Educação na Faculdade de Educação – USP

Instituto Federal de Pernambuco, polo Gravatá, Brasil

Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI – USP)

Katia Norões.

Doutorado em Educação

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus Paranaíba, Brasil

Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, Brasil

Pesquisadora no Grupo de estudos e pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES – UNICAMP)

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo