(De)colonialidade e extensão: afrocentricidade e práticas insurgentes de produção de conhecimento científico
“Caros leitores,
A Extramuros – Revista de Extensão da UNIVASF irá lançar uma série de dossiês temáticos. Nesse sentido, convidamos a todxs para submissão de artigos e lembramos que a Revista segue recebendo seus artigos de demanda em fluxo contínuo.
Aproveitamos o ensejo para convidá-lxs a enviar seu artigo para o seguinte dossiê “(De)colonialidade e extensão: afrocentricidade e práticas insurgentes de produção de conhecimento científico”
Organizadores Responsáveis:
Helder Freitas do Bomfim (UNEB)
Yuri Miguel Macedo (UFSB-UFES)
Sinopse:
Vivemos um momento de virada epistemológica, as duas primeiras décadas dos anos 2000, podem ser consideradas como a consolidação de um marco de transição epistemológica na geopolítica do conhecimento na produção de teoria social. As décadas de 80 e 90, do século XX, foram marcadas pela consolidação de um campo diversificado de pesquisas com proposições para desenvolvimento de perspectivas teórico-metodológicas e políticas descentradas da Europa. Sob o rótulo de estudos subalternos, de pesquisas pós-coloniais, epistemologias do sul e teorias (de)coloniais elas se firmam em propostas epistemológicas que rompem com o eurocentrismo, desnaturalizando as perspectivas universalizantes do pensamento colonial. Nesse sentido, qual o impacto dessas epistemologias na extensão universitária? O presente dossiê objetiva compartilhar experiências práticas e investigações teóricas sobre atividades de extensão universitária que se lançam em rupturas epistemológicas com afrocentricidade e práticas insurgentes de produção de conhecimento científico.
Submissão:
Submeter até dia 31 de julho de 2020 no link:
http://www.periodicos2.univasf.edu.br/index.php/extramuros/login
Normas de publicação: http://www.periodicos2.univasf.edu.br/index.php/extramuros/about/submissions
Publicação:
2º semestre de 2020.
Dúvidas: