Desafios e avaliação de aspectos políticos, administrativos e jurídicos das cotas no ensino superior

Com a temática “Desafios e avaliação de aspectos políticos, administrativos e jurídicos das cotas no ensino superior”, a programação vai contar com conferência de abertura e uma série de debates, visando uma avaliação crítico-reflexiva da aplicação das políticas de ações afirmativas em seus aspectos políticos, administrativos e jurídicos.

O evento é organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio do Núcleo Brasileiro de Estudos Brasileiros e Indígenas (Neabi/UFOP), do Programa de Pós-Graduação em Direito “Novos Direitos, Novos Sujeitos” (PPGD/UFOP), da Associação de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped – GT21), dentre outras instituições. 

Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, o evento acontece remotamente, de forma síncrona e assíncrona. Vão participar diversos profissionais do norte ao sul do Brasil, dentre eles, representando a UFOP, o pedagogo e pró-reitor adjunto de Graduação, Adilson Pereira dos Santos, e o professor do curso de Direito e pró-reitor de Gestão de Pessoas, Bruno Camilloto. Todos os expositores estão envolvidos com as diversas áreas de atuação da política de ação afirmativa e vão ofertar suas contribuições a partir de suas vivências com a temática.

Para Adilson, o Seminário será um momento de grande importância para a discussão sobre políticas de ações afirmativas. “Será um evento que parte da experiência das universidades e instituições de ensino públicas como forma de debater os resultados dessa política pública. Este será um momento de avaliarmos as ações consignadas na reserva de cotas para a população negra (pretos e pardos) instituída no âmbito das políticas que visam reduzir as desigualdades raciais no Brasil”, comenta. 

Ele aponta ainda que a UFOP possui conhecimento teórico e prático desenvolvido para realizar o controle social do acesso dos estudantes secundaristas ao ensino superior por meio do procedimento de heteroidentificação. “Hoje a UFOP é reconhecida nacionalmente tanto pelo resultado das pesquisas sobre o tema quanto pela experiência administrativa na aplicação desse procedimento”, finaliza.

O evento acontece entre os dias 13 e 19 de setembro de 2020. Para participar, os interessados devem se inscrever pela plataforma Even3. Após a confirmação da inscrição, é preciso registrar a participação nas atividades. 

Confira a programação completa e mais informações no site do evento.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo