Cursos gratuitos de Harvard que você pode fazer direto da sua casa

Não poder sair de casa não significa que você não pode mais estudar. Pelo contrário: há uma série de cursos online gratuitos de Harvard disponíveis na internet que podem ser feitos a qualquer momento — contanto que você tenha um computador e uma conexão com a rede.

Os cursos estão disponíveis na plataforma HarvardX, uma seção do site edX dedicada às disciplinas da instituição estadunidense. No total, há mais de 100 cursos online gratuitos de Harvard disponíveis na plataforma. Por meio deste link, você consegue ver todos os cursos que estão disponíveis.

Em todos os casos, os cursos podem ser realizados gratuitamente. Em alguns deles, no entanto, o estudante que concluir o curso pode pagar uma taxa para receber um certificado de conclusão da universidade.

Como fazer os cursos online gratuitos de Harvard

A grande maioria dos cursos oferecidos na plataforma é “self-paced” — ou seja, eles podem ser feitos no ritmo em que o estudante preferir. Alguns, no entanto, têm datas específicas de início e término, e exigem um acompanhamento do estudante em determinadas horas e dias.

Ná página de cada um dos cursos, é possível ver uma breve descrição do conteúdo oferecido. Do lado direito, também há informações como uma estimativa de duração do curso (ela estima quantas horas de dedicação por semana o curso exige, e quantas semanas o curso deve durar caso o estudante siga o ritmo recomendado).

Na maioria dos casos, é necessário ter um bom conhecimento de inglês para acompanhar os cursos. Não é exigida nenhuma comprovação de proficiência, mas todo o conteúdo dos cursos é ministrado nessa língua. Por isso, alunos que não tiverem fluência no idioma podem ter dificuldade em acompanhar as aulas. Alguns cursos, no entanto, têm legendas em português, o que pode ajudar no entendimento.

Para participar dos cursos, basta criar uma conta na plataforma (ou linkar sua conta do Facebook, Google ou Microsoft à edX). Em seguida, basta escolher o curso que você deseja, se matricular e começar a aprender!

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo