No dia 4 de março de 2020, o Prof. Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva fará a defesa pública de Memorial para Progressão e Promoção na Carreira de Magistério Superior, Classe de Professor Titular, da Universidade Federal do Maranhão.
A defesa pública acontecerá às 9h no auditório do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, prédio Sérgio Ferretti, Centro de Ciências Humanas da UFMA. A banca examinadora será composta pelos professores: Prof. Dr. Kabengele Munanga (USP), Profa. Dra. Maria Nilza Da Silva (UEL) e Profa Dra. Mundicarmo Ferretti (UFMA).
Com o título “Memórias de uma trajetória afrocentrada”, o memorial traz o relato sucinto das atividades que Prof. Carlos Benedito desenvolveu desde o ingresso na Universidade Federal do Maranhão, em 1981. Discorre sobre processos de titulação e produção de conhecimentos, incluindo alguns relatos de sua trajetória pessoal, envolvendo tanto a militância acadêmica, quanto o ativismo político e cultural, por considerar que essas atuações trouxeram contribuições importantes para sua formação.
Ao narrar vivências e diálogos estabelecidos com grupos diversificados no cenário sociocultural e étnico-racial maranhense, Prof. Carlos Benedito aborda sua posição nas ações de combate ao racismo para além dos muros da academia, a partir dos amplos repertórios que a diáspora africana oferece.