Trata-se de um grupo sem fins lucrativos dedicado a tornar a ciência aberta, inclusiva e acessível.
Para alcançar essa missão, elas trabalham para aumentar a alfabetização científica por meio do engajamento público, advogam a ciência e a equidade e fornecem às mulheres auto-identificáveis as ferramentas e o apoio necessários para atingir seu pleno potencial.
No momento, a plataforma com essas mulheres pesquisadoras do mundo todo e de todas as áreas se encontra com poucas brasileiras cadastradas. Sentindo a necessidade de que mais brasileiras participem desta iniciativa, convidamos você pesquisadora a se juntar a esse time. Para se inscrever no 500 Women Scientists acesse: https://500womenscientists.org/pods
De acordo com informações disponíveis em sua rede, o 500 Women Scientists é uma organização de base iniciada por quatro mulheres que se conheceram na CU Boulder e que mantiveram amizades e colaborações depois de empregos e a vida as afastou de Boulder. Imediatamente após a eleição de novembro de 2016, as mesmas publicaram uma carta aberta reafirmando o seu compromisso de defender a ciência e as comunidades marginalizadas da ciência.
Atualmente mais de 20.000 mulheres de STEM e apoiadores de mais de 100 países assinaram o apoio de 500 mulheres cientistas, comprometendo-se a construir uma comunidade científica inclusiva dedicada a treinar um grupo mais diversificado de futuros líderes em ciência e a usar a linguagem da ciência para fazer a ponte divide e aprimora a diplomacia global.
A visão de 500 mulheres cientistas é ser a principal organização para a transformação da liderança, diversidade e engajamento público na ciência.
Seus valores estão enraizados em:
- Reconhecendo que a ciência afeta a vida de todas as pessoas neste planeta;
- Defendendo um forte papel da ciência na sociedade;
- Identificar e reconhecer iniqüidades e vieses estruturais na ciência;
- Empurrando pela igualdade e enfrentando a desigualdade, discriminação e agressão;
- Esforçar-se para desenvolver e fortalecer o acesso de grupos tradicionalmente sub-representados para que participem e se tornem líderes em ciência;
- Apoiar a educação e as carreiras de todos os cientistas;
- Melhorar a orientação científica e incentivar uma atmosfera de colaboração;
- Sair de nossas disciplinas de pesquisa para comunicar nossa ciência e se envolver com o público;
- Usando a linguagem e a maravilha da ciência para superar as divisões que separam as sociedades e aprimorar a diplomacia global.