COLETIVO NEGRAS REITORIAS E ABPN PARTICIPAM DE DOCUMENTÁRIO SOBRE AS DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DO CINEMA NEGRO

Escrito e publicado por: Jhoária Carneiro

Revisado por: Yure Gonçalves 

whatsapp-image-2023-10-30-at-12-56-03

Durante a última sexta-feira (20/10), em Belém, o coletivo Negras Reitorias, ligado à Associação de Pesquisadores Negros (ABPN), participou da produção do documentário intitulado “As Dimensões Pedagógicas do Cinema Negro”, resultado de dias de pesquisa e diálogo dedicados à promoção da igualdade racial.

Convidados pelo professor Césio Prudente, da Universidade Federal de Mato Grosso, o coletivo expressou no documentário sua atuação incisiva na promoção de políticas direcionadas à população negra, incluindo a defesa das cotas raciais no contexto da avaliação da Lei 12.711/2012.

whatsapp-image-2023-10-30-at-12-56-02

A presidente da ABPN, Iraneide Soares, e o assessor da SECADI/MEC professor Cleber Santos Vieira (ex-presidente da ABPN), participaram da gravação e tiveram a oportunidade de compartilhar suas perspectivas sobre essa experiência significativa e sobre a importância das Negras Reitorias. O foco principal recaiu sobre a representatividade da população negra no ambiente acadêmico. Falando sobre sua participação, Iraneide Soares expressou suas emoções:

“Eu confesso que foi bem emocionante até para a gente, para mim, participar desse processo, porque é ver que, de certo modo, nós conseguimos. O que a gente tem feito no nosso dia a dia, quer pensar, quer dialogar, quer fazer política antirracista, ela começa aos poucos a dar frutos, frutos importantes e frutos bonitos como a Negra Reitoria.”

whatsapp-image-2023-10-30-at-12-56-00

Roberlaine Borges, da Unipampa, representante do Negras Reitorias, contextualizou a importância do coletivo no documentário:

“O coletivo Negras Reitorias, no momento que ele entra dentro desse contexto, num evento que se discute o cinema e que ele vai ser objeto de um documentário, ele se enquadra perfeitamente, porque a dimensão pedagógica, o que significa? Tudo que é abordagem, discussão, que é tratado no cinema, dito cinema negro, ele sempre traz uma mensagem direta, subliminar, mas com um fim pedagógico, de mostrar as nossas origens, o que a gente passou, a nossa visão das coisas, trazer as nossas bandeiras de lutas, sobretudo trazer a nossa realidade e mostrar o futuro melhor que a gente deseja.”

A participação ativa da ABPN e do coletivo Negras Reitorias nesse projeto reafirma o compromisso contínuo dessas organizações na promoção de pautas antirracistas e na construção de um Brasil mais igualitário e diversificado.

whatsapp-image-2023-10-30-at-12-56-01

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo