CHAMADA PARA ARTIGOS EM PUBLICAÇÃO ESPECIAL

Prezados e Prezadas,

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no papel de instituições organizadoras desta edição do XI COPENE vem por meio desta realizar chamada aberta a especialistas, mestres e doutores com produção acadêmica para Publicações Especiais de Artigos no XI COPENE que nesta edição apresenta o tema: “Negras Escrevivências, Interseccionalidades e Engenhosidades”. Já está disponível no site da ABPN a chamada para publicações de artigos para o Dossiê Afrocentricidade: contribuições para pesquisas e práticas sociais no Brasil. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa seguindo a padronização disponível no site.

Data Limite: 06 de novembro 2020

Dossiê Afrocentricidade: contribuições para pesquisas e práticas sociais no Brasil

A Publicação Especial (PE) intitulada: AFROCENTRICIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA PESQUISAS E PRÁTICAS SOCIAIS NO BRASIL é proposta pela professora Maria da Conceição dos Reis (UFPE) e pelos professores Gabriel Swahili Sales de Almeida (UFBA) e Ricardo Matheus Benedicto (UNILAB – Campus Malês) e tem como objetivo visibilizar pesquisas desenvolvidas a partir de abordagens teórico-metodológicas de cunho afrocêntrico, de modo a fortalecer o campo da afrocentricidade no nosso contexto. Nosso propósito é reunir tanto pesquisas originais desenvolvidas no Brasil quanto apresentar traduções de trabalhos relevantes ainda inacessíveis ao público falante do português que sejam relacionados à afrocentricidade.

Autores: Maria da Conceição dos Reis (UFPE), Gabriel Swahili Sales de Almeida (UFBA) e Ricardo Matheus Benedicto (UNILAB – Campus Malês)

E-mail para contato:

swahili@ufba.br

ricardomb@unilab.edu.br

cecareis@hotmail.com

Justificativa da relevância do tema

Enquanto paradigma, a afrocentricidade emerge como uma sistematização teórico-metodológica capaz de investigar os processos e experiências dos povos de origem africana a partir de uma base africana. Em um contexto onde a ciência tem majoritariamente trabalhado para manutenção da subjugação das pessoas negras, o enfrentamento acadêmico historicamente desenvolvido pela comunidade negra em geral e por pesquisadores(as) negros(as) em particular pode ser potencializado pelo paradigma afrocêntrico, à medida que o mesmo é, como argumenta Ama Mazama, mais que uma ênfase da relevância epistemológica africana, se constituindo como um princípio científico operacional (NASCIMENTO, 2009).

Assim, no esforço de ampliar o debate acadêmico e político ao redor da abordagem afrocêntrica, a Publicação Especial: AFROCENTRICIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA PESQUISAS E PRÁTICAS SOCIAIS NO BRASIL tem como objetivo possibilitar, junto a pesquisadoras e pesquisadores negros das mais diversas áreas um espaço de reflexão e troca acerca dos temas relevantes aos interesses das pessoas de origem africana sob a lente da afrocentricidade. Considerando o histórico embate da comunidade negra contra o racismo e seus correlatos e a necessidade de avançarmos ainda mais nesta disputa nos fazeres e contextos acadêmicos, uma Publicação Especial com esta temática se justifica por permitir articular as contribuições de um campo em recente expansão no Brasil.

Assim, o papel decisivo de espaços de auto-organização negra, como o COPENE, na difusão de estratégias políticas, científicas e acadêmicas no contexto brasileiro nos faz entender a importância de uma Publicação Especial no XI Congresso que popularize ainda mais a afrocentricidade enquanto paradigma capaz de auxiliar na luta de emancipação das pessoas de origem africana.

Cronograma

01 de set. 2020 – Início do recebimento de capítulo para publicação especial. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa

Formato do artigo: Seguir orientações do Template.

06 de nov. 2020 – Término do recebimento de capítulo para publicação especial 

14 de dez. 2020 – Avaliação das/os coordenadoras/es 

10 de jan. 2020 – Confecção do ebook pela editora 

mar. 2021 – Impressão  

maio.2021 – Divulgação no evento presencial do XI COPENE 

Qualquer dúvida, por favor, contate-nos:

Telefone/WhatsApp: 34 92000-8172

E-mail de contato: xicopene2020@gmail.com

Agradecemos desde já a sua participação.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo