CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÕES ESPECIAIS

Prezados e prezadas,

O COPENE, nesta décima primeira edição, apresenta o tema: “NEGRAS ESCREVIVÊNCIAS, INTERSECCIONALIDADES E ENGENHOSIDADES”. O tema escrevivências busca dar destaque para as experiências coletivas dos corpos negros, especialmente das mulheres negras, como foco da dupla discriminação de raça e gênero; articula-se com a interseccionalidade que remete aos cruzamentos de hierarquizações de raça com outros eixos de desigualdade social, tais como gênero, identidade de gênero, sexualidade, classe, idade, deficiências, diferenças linguísticas; e com engenhosidades que remete a emergência da criatividade e resistências negras para lidar com as ambiguidades do contexto atual, de recrudescimento de políticas públicas e políticas identitárias ao mesmo tempo em que alguns frutos de ações afirmativas se manifestam.

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no papel de instituições organizadoras desta edição do COPENE vem por meio desta realizar chamada aberta a especialistas, mestres e doutores com produção acadêmica concernentes às áreas priorizadas nos eixos temáticos a seguir:

1. Afrocentricidade: contribuições para pesquisas e práticas sociais no Brasil. 2. Alvos negros: guerra às drogas, encarceramento e juvenicídio. 3. Currículo y diáspora africana em América Latina y el Caribe. Experienciais, alcances y desafios. 4. Filosofia africano-brasileira: diálogos filosóficos entre o Atlântico e o Índico. 5. Intolerância Religiosa e Racismo Religioso no Brasil: desafios epistemológicos. 6. Literatura, Língua e Artes: Linguagens d’Áfricas e suas diásporas Memórias e Histórias de Bairros Negros e Populações Negras no Século XX. 7. Nós por nós – Matriarcado Afreekana Narrativas Cruzadas Negros ao Brasil. 8. Professoras doutoras negras e suas práticas de insurgências nos espaços acadêmicos. 9. Relações étnico-Raciais: espaço escolar e não escolar na efetivação da luta antirracista. 10. Vozes Apagadas: (R) Existências de Travestis e Mulheres Transexuais Negras no Brasil.

Informação importante: Começa dia primeiro (1°) de setembro (09) de 2020 e vai até o dia seis (06) de novembro (11) de 2020 o recebimento de capítulos para publicação especial do XI COPENE.

Se atente ao cronograma: 01 de set. 2020 – Início do recebimento de capítulo para publicação especial. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa Formato do artigo: Seguir orientações do Template. 06 de nov. 2020 – Término do recebimento de capítulo para publicação especial 14 de dez. 2020- Avaliação das/os coordenadoras/es 10 de jan. 2020- Confecção do ebook pela editora Março – 2021- Impressão Maio- 2021- Divulgação no evento presencial do XI COPENE

Qualquer dúvida, por favor, contate-nos:

● Telefone/WhatsApp: 34 92000-8172 ● E-mail de contato: xicopene2020@gmail.com

Agradecemos desde já a sua participação.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo