Prezados e Prezadas,
A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no papel de instituições organizadoras desta edição do XI COPENE vem por meio desta realizar chamada aberta a especialistas, mestres e doutores com produção acadêmica para Publicações Especiais de Artigos no XI COPENE que nesta edição apresenta o tema: “Negras Escrevivências, Interseccionalidades e Engenhosidades”. Já está disponível no site da ABPN a chamada para publicações de artigos para o Dossiê Vozes Apagadas: (R) Existências De Travestis E Mulheres Transexuais Negras No Brasil. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa seguindo a padronização disponível no site.
Data Limite: 06 de novembro 2020
Dossiê Vozes Apagadas: (R) Existências De Travestis E Mulheres Transexuais Negras no Brasil
A Publicação Especial intitulada Vozes Apagadas: (R) Existências De Travestis E Mulheres Transexuais Negras No Brasil proposta pelas professoras pesquisadoras trans Jaqueline Gomes de Jesus, Leticia Carolina Pereira do Nascimento e Megg Rayara Gomes de Oliveira, tem como objetivo colocar em evidência pesquisas desenvolvidas por travestis e mulheres transexuais negras, que interseccionam questões de relações étnico-raciais, gênero e diversidade sexual, especialmente no campo da educação.
Assim, esta publicação objetiva trazer para o debate experiências de pessoas negras que tem sido ignoradas tanto pelos estudos de gênero quanto pelos estudos das relações étnico-raciais. Colocar travestis e mulheres transexuais negras em evidência é uma maneira de romper com posturas normatizantes e normalizadoras que reafirmam tanto a branquidade, quanto a cisgeneridade.
Autoras: Megg Rayara (UFPR – Universidade Federal do Paraná), Jaqueline de Jesus (IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), Leticia Carolina (UFPI – UFPI – Universidade Federal do Piauí).
E-mail para contato:
meggrayaragomes@gmail.com
jaqueline.jesus@ifrj.edu.br
lecarolpereira@gmail.com
Justificativa da relevância do tema
Ao questionar o silêncio em relação às experiências de pessoas trans nos estudos das relações étnico-raciais, essa publicação se propõe a assumir uma visão perspectiva que permite fazer uma análise aprofundada de inúmeras formas de exclusão e de inúmeras formas de resistência.
As pesquisas desenvolvidas pelas proponentes desta publicação confirmam que a negritude no Brasil se constitui a partir da cisgeneridade heterossexual e ignora outras possibilidades de construção das identidades negras. Sexualidades consideradas desviantes, como a homossexualidade, a travestilidade e a transexualidade, seria uma forma de traição da raça. (Ari LIMA; Felipe CERQUEIRA, 2007). Questionando o porquê dessa situação, nossas pesquisas indicam que este quadro está associado à pouca representatividade que travestis e transexuais possuem no movimento negro e ao número reduzido de pesquisadoras trans negras em atividade nas universidades brasileiras.
Fazer essa problematização, implica ações. Ações onde o protagonismo seja exercido por pessoas trans e assim evitar que novas lacunas sejam abertas, que novas existências sejam invisibilizadas. O conceito de interseccionalidade aliado à perspectiva cultural, pós-estruturalista, com os estudos das relações étnico-raciais e de gênero, especialmente com os estudos gays e transfeministas, permitem efetivar esse debate e colocar em evidência as experiências de travestis e mulheres transexuais negras em vários períodos da história do país, especialmente no campo da educação.
Cronograma
01 de set. 2020 – Início do recebimento de capítulo para publicação especial. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa
Formato do artigo: Seguir orientações do Template.
06 de nov. 2020 – Término do recebimento de capítulo para publicação especial
14 de dez. 2020- Avaliação das/os coordenadoras/es
10 de jan. 2020- Confecção do ebook pela editora
Março – 2021- Impressão
Maio- 2021- Divulgação no evento presencial do XI COPENE
Qualquer dúvida, por favor, contate-nos:
Telefone/WhatsApp: 34 92000-8172
E-mail de contato: xicopene2020@gmail.com
Agradecemos desde já a sua participação.