Prezados e Prezadas,
A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no papel de instituições organizadoras desta edição do XI COPENE vem por meio desta realizar chamada aberta a especialistas, mestres e doutores com produção acadêmica para Publicações Especiais de Artigos no XI COPENE que nesta edição apresenta o tema: “Negras Escrevivências, Interseccionalidades e Engenhosidades”. Já está disponível no site da ABPN a chamada para publicações de artigos para o Dossiê Professoras doutoras negras e suas práticas de insurgências nos espaços acadêmicos. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa seguindo a padronização disponível no site.
Data Limite: 06 de novembro 2020
Dossiê Professoras doutoras negras e suas práticas de insurgências nos espaços acadêmicos.
As questões atinentes às relações raciais negras brasileiras, tem obtido maior espaço e visibilidade na seara acadêmica, nos últimos decênios. No entanto, percebemos a ausência de uma robusta bibliografia voltada a dialogar teoricamente a respeito das mulheres negras e o seu pensamento, em diferentes tempos históricos o que tem contribuído para que este tenha sido invisibilizado e pouco estudado nos espaços acadêmicos. Nesta direção, deixam de ser analisados como produção intelectual, o fazer teórico, científico e política de professoras, doutoras negras inseridas nas instituições de ensino superior, as quais revelam outros olhares e outras práticas discursivas. Assim, essa Publicação Especial tem como objetivo reunir pesquisas concluídas e em desenvolvimento sobre o pensamento das mulheres negras, suas ações teóricas e analíticas nos espaços acadêmicos, e suas interconexões: raça, gênero, sexualidade, geração, entre outras. Desejamos reunir de forma inédita discussões sobre intelectuais negras, suas vozes, epistêmes e interlocuções em prol de um conhecimento e ciência antirracista, antissexista e humanamente humano.
Autoras: Simone Euclides (UFV – Universidade Federal de Viçosa), Ana Cristina Santos (Universidade Federal de alagoas – Campus do Sertão), Cristiane Silva (IFC – Instituto Federal do Ceará), Joselina da Silva (UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
E-mail para contato:
simoneeuclides@yahoo.com.br
ana.santos1@delmiro.ufal.br
cristiane.silva@ifce.edu.br
joselinajo@yahoo.com.br
Justificativa da relevância do tema
De modo a derrubar cercas do racismo epistêmico, heteronormativo e segregador nos nichos acadêmicos, bem como lugares de poder/saber/ser, esta Publicação Especial, pretende ampliar o debate sobre mulher (es) e ciência (s), a partir das discussões que tem sido realizadas por professoras doutoras negras em seus respectivos espaços de atuação nas instituições de ensino superior, no Brasil e na América Latina. Por conseguinte, nesta publicação apresentaremos proposições, perspectivas teóricas, analíticas e metodológicas, de uma ciência feminina e negra. Almejamos deste modo, ampliar o debate em torno das reflexões antirracistas, antissexistas e evidenciar a resiliência e o protagonismo de mulheres negras nos cânones científicos. Esta é uma proposta científica desenvolvida no âmbito do Núcleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais)/ certificado pelo CNPQ .
Cronograma
01 de set. 2020 – Início do recebimento de capítulo para publicação especial. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa
Formato do artigo: Seguir orientações do Template.
06 de nov. 2020 – Término do recebimento de capítulo para publicação especial
14 de dez. 2020- Avaliação das/os coordenadoras/es
10 de jan. 2020- Confecção do ebook pela editora
Março – 2021- Impressão
Maio- 2021- Divulgação no evento presencial do XI COPENE
Qualquer dúvida, por favor, contate-nos:
Telefone/WhatsApp: 34 92000-8172
E-mail de contato: xicopene2020@gmail.com
Agradecemos desde já a sua participação.