Imagem: ascom Olinda
Desde março deste ano, a ABPN num esforço conjunto com a Comissão de Igualdade Racial da OAB de Olinda, vem incentivando uma campanha antirracista pelas escolas do Brasil.
A iniciativa da Campanha Antirracista nas Escolas surge em um momento importante para o letramento racial de crianças e adolescentes, um momento em que professores e professoras buscam formas de driblar preconceitos que os estudantes eventualmente adquirem em suas casas.
Uma onda de violência e ameaças foram proferidas contra docentes e estudantes em várias escolas e outras instituições de ensino pelo país. O que alimentou nosso desejo em espalhar uma pequena contribuição didática, para um princípio de ensinamentos antirracistas.
A ideia da confecção da Cartilha Antirracista: informação e proteção, nasce da urgência em explicar para os mais novos as graves consequências do racismo, pois, além de ser crime, pode ocasionar na pessoa agredida, uma série de adoecimentos.
O conteúdo do material é de fácil leitura e foi extraído de uma breve pesquisa elaborada por juristas da Comissão de Igualdade Racial/OAB-Olinda. A linguagem jurídica foi adaptada para crianças a partir dos 10 anos de idade. No entanto, espera-se que com uma formação adequada, os professores e professoras possam ministrar algumas informações do conteúdo para crianças menores, adaptando e tornando-o ainda mais abrangente e acessível.
Pensando em fortalecer a auto estima do seu povo e proteger sua comunidade, o presidente do Afoxé Alafin Oyó, Fabiano Santos, articulou uma campanha de entrega gratuita das cartilhas nas escolas municipais de Olinda, o que nos instiga em prosseguir tentando.
A Cartilha Antirracista: informação e proteção encontra-se disponível para download aqui no nosso site: https://abpn.org.br/biblioteca-virtual/.
Solicitamos que não haja impressões em grande escala desse material. Pois, o arquivo para impressão também é gratuito.
Caso você também tenha o interesse em imprimir e distribuir gratuitamente a Cartilha Antirracista: informação e proteção, entre em contato com a Editora ABPN através do e-mail: editoraabpn@gmail.com