Resiliência e sucesso escolar: um estudo de caso com afrodescendente no ensino público.

A relação entre sucesso e fracasso escolar tem sido tema de discurso acadêmico, político e popular, mas ainda assim apresenta-se distante de apontar uma ou mais soluções para este problema que parece ser crescente, deixando vítimas ao longo do caminho. Com este trabalho buscamos refletir sobre fatores que interferem na construção da intencionalidade, especificamente a promoção de resiliência no sujeito, dentro de um recorte étnico-racial afrodescendente. Para tanto procuramos estabelecer as possíveis relações entre fatores de resiliência, ação docente e sucesso escolar, dentro de um sistema educacional que, em larga escala, reproduz o preconceito racial, já tão estigmatizado pela sociedade brasileira. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa exploratória, de tipo ex post facto, com estudo de caso, por meio de entrevista aberta, com base no Método Clínico Crítico de Piaget. Realizamos pesquisa bibliográfica para confirmar a existência de preconceito racial no sistema público de ensino e fundamentar teoricamente alguns conceitos nesse sentido. Observamos que a literatura, no Brasil, sobre Resiliência na Educação ainda é escassa e não encontramos nenhum trabalho relacionado especificamente à resiliência em alunos afrodescendentes. A análise dos dados permitiu-nos inferir que quando um sujeito é enormemente prejudicado pelas circunstâncias do meio pode transcender a tais prejuízos, desde que receba acolhimento e ajuda efetiva de outro(s) ser(es) humano(s), inclusive de seus professores. O sujeito de pesquisa indicou através de seus relatos de vida ter vivenciado em sua infância e adolescência situações adversas e traumáticas ao extremo. Entretanto, com o auxílio de alguns de seus professores foi capaz de superar os fatores de risco aos quais foi submetido, e utilizá-los como degrau para sua ascensão pessoal. Pudemos então, após a análise dos dados obtidos em nossa entrevista, inferir que o sujeito desenvolveu uma adaptação resiliente. Nesse sentido, fatores de resiliência podem ser usados como ferramenta docente.

Como citar...

JÚNIOR, Jair Fortunato Borges. Resiliência e sucesso escolar: um estudo de caso com afrodescendente no ensino público. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2009.

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Jair Fortunato Borges Junior

Mestre em Educação (2009) pelo PPGE, do Centro Universitário Moura Lacerda. É graduado em Educação Física pela FACULDADE DO CLUBE NAUTICO MOGIANO (1991). Atualmente é Diretor de Escola – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. É assessor e educador do INSTITUTO PLURAL de EDUCAÇÃO e CIDADANIA VILA BELA, no município de Ribeirão Preto, com trabalhos voltados para disseminação e respeito às diferenças étnicas, de gênero, de pessoas com necessidades especiais e de orientação sexual, promovendo o combate a toda forma de preconceito e discriminação em busca da igualdade de direitos. Ex-membro do Conselho de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (COMDEPIR) e Conselho Municipal da Educação (CME) no mesmo município. Participa da Comissão de heteroidentificação pela Cesgranrio, em Ribeirão Preto e região.

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