Raça e racismo na virada do milenio : os novos contornos da racialização

Neste estudo, o objetivo é analisar o longo caminho e as transformações dos significados e usos de raça, etnia e racismo, através de uma revisão e discussão da literatura mais recente. A bibliografia foi escolhida com base em autores e ativistas negros considerados relevantes que abordam a temática racial. Para autores e ativistas negros que escreveram e atuaram até a primeira metade do século XX, foram selecionados aqueles que são considerados importantes tanto para o resgate de suas obras quanto para o estudo das ações que realizaram à época. A análise realizada neste estudo busca compreender como as ideias relacionadas a raça, etnia e racismo evoluíram ao longo do tempo e como esses conceitos são tratados atualmente. A seleção da bibliografia utilizada foi cuidadosamente pensada, tendo como base autores e ativistas negros que possuem grande relevância na discussão do tema racial. Para aqueles que escreveram e atuaram até a primeira metade do século XX, foram selecionadas obras que são importantes tanto para o resgate histórico quanto para o estudo das ações que realizaram na época. Já os autores contemporâneos escolhidos trazem novas perspectivas sobre a dinâmica das relações raciais e o tratamento teórico da ideia de raça e racismo. Com base nessa análise, podemos concluir que estamos vivenciando um momento de mudança na forma como as relações sociais são racializadas.

Como citar...

SILVÉRIO, Valter Roberto. Raça e racismo na virada do milenio: os novos contornos da racialização. 1999. 172 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP.

fotos-site-5

Valter Roberto Silvério

Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1985), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Foi professor visitante na Northwestern University em Evanston, IL (1997-1998). Desenvolveu estágio pós-doutoral no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, País Basco (2006) e no Goldsmith College da University of London (2017). É professor titular do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Federal de São Carlos. Entre 2007 e 2010 coordenou a tradução dos 08 volumes da General History of Africa para o português. Desde de 2013 é vice-presidente do International Scientific Committee for Volume IX, X and XI of the General History of Africa – GHA ? UNESCO. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em estudos pós-coloniais, atuando principalmente nos seguintes temas: transnacionalismo negro, diáspora africana, afro-brasileiros, educação e ação afirmativa.

Pular para o conteúdo