Objetivamos neste trabalho analisar o processo de construção da identidade étnico-racial de professoras negras e sua influência na emergência de práticas curriculares de enfrentamento do racismo no espaço escolar. Apoiamo-nos em Dubar (2005) para compreender a categoria identidade resultando de dois processos complexos, heterogêneos, mas articulados entre si: o relacional e o biográfico. Discutimos a categoria em articulação com as noções de identidade docente e identidade negra. Dialogamos com os conceitos de saberes na perspectiva de Freire (1997) e de Tardif (2005) e de práticas curriculares, fundamentadas em Inês Oliveira (2003). Utilizamos o método biográfico ou histórias de vida por ser uma metodologia que nos permitiu reconhecer as professoras negras como profissionais e como pessoas. O trabalho de campo foi efetivado em duas etapas e realizado com 23 professoras negras da Rede Municipal de Ensino do Recife, egressas da primeira versão do Curso História e Cultura Afro-Brasileira, que aconteceu de outubro a dezembro de 2005. Como instrumentos de coleta de informações utilizamos um questionário de identificação e realizamos uma entrevista semi-estruturada. A classificação étnico-racial foi realizada de acordo com a auto-declaração das professoras e consideramos como negras aquelas que se auto-declararam preta e parda. A análise dos relatos de vida das professoras narradoras fundamentou-se em Laurence Bardin (1977), e foi realizada por meio da técnica de análise temática. Os achados apontam que a auto-afirmação das professoras como pessoa negra constitui o momento crucial do processo de sua construção identitária. Nesse percurso elas mobilizaram saberes oriundos de diferentes fontes e condicionados pela trajetória de vida de cada professora. A ação pedagógica desenvolvida é fortemente influenciada pela percepção do seu pertencimento étnico-racial e os saberes mobilizados atuam como elemento mediador entre o reconhecimento do pertencimento e o impulso para mudanças em sua prática docente.
Silva, Claudilene Maria da. Professoras negras : construindo identidades e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar / Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CE. Educação, 2009
Apresenta uma trajetória de atuação que entrelaça cultura e educação. Possui graduação em Pedagogia (2004), Mestrado em Educação (2009) e Doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco. Concluiu estágio pós-doutoral vinculada ao PPGEdu e a Cátedra Paulo Freire na mesma instituição. Produtora cultural e pesquisadora da cultura afro-brasileira, entre os anos de 2005 e 2010 foi gerente do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira da Prefeitura do Recife. Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – Campus dos Malês/Bahia, desde 2016, no biênio 2017-2019 foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Na área da Educação sua experiência possui ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo e prática pedagógica; didática e prática docente; relações étnico-raciais no espaço escolar; e identidade, cultura e resistência negra. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (NEAABI/Unilab), professora colaboradora do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/UFBA) e pesquisadora do grupo de pesquisa NYEMBA – Processos Sociais, Memórias e Narrativas Brasil/África (Unilab).
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